Política

Educação, economia, segurança e cultura: confira as propostas dos candidatos ao Governo de MS

Conheça os planos de Adonis Marcos, André Puccinelli, Marquinhos Trad e Eduardo Riedel para quatro setores

|
Redação
Candidatos apresentaram Plano de Governo - (Montagem: Victória de Oliveira)

A largada à disputa eleitoral no país foi oficialmente dada no início desta semana. Em Mato Grosso do Sul, oito nomes de diversos partidos concorrem ao cargo de governador do estado. Com diferentes ideias e posicionamentos, o Diário Digital reuniu os principais pontos do plano governamental de cada candidato em duas matérias.

Os nomes registrados para Governo do Estado são Adonis Marcos (PSOL), André Puccinelli (MDB), Capitão Contar (PRTB), Eduardo Riedel (PSDB) Giselle Marques (PT), Magno Souza (PCO), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (UNIÃO), com seus respectivos vice-governadores. Apenas um nome ocupará o cargo de governador.

Adonis Marcos de Souza (AM) - Partido Socialismo e Liberdade

Adonis Marcos é candidato ao Governo do Estado pelo Partido Socialismo e Liberdade - (Foto: Divulgação)

Adonis Marcos é bacharel em direito e conciliador do CNJ em formação pelo NUPEMEC/MS. O candidato é casado e pai de 3 filhos, tendo suas origens nos movimentos sociais, especialmente os ligados à agricultura familiar e os que buscam a reforma agrária. 

Livre pensador e autônomo, na vida política disputou eleições no período de 2010 a 2020, como candidato a deputado estadual e vereador na capital de Mato Grosso do Sul. Ferrenho militante pela classe trabalhadora, sempre defendeu os princípios da dignidade da pessoa humana, do pluralismo político, da democracia, da liberdade de associação e de reunião, sendo contrário a todo e qualquer pensamento totalitário.

André Puccinelli (AP) - Movimento Democrático Brasileiro

André Puccinelli é candidato ao Governo do Estado pelo Movimento Democrático Brasileiro - (Foto: Reprodução) 

André Puccinelli é médico, homem público e produtor rural no setor do agronegócio. Foi prefeito de Campo Grande por dois mandatos e governador de Mato Grosso do Sul também por dois mandatos. 

O político tem uma carreira vitoriosa. Foi secretário estadual da saúde, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Campo Grande, eleito e reeleito, e governador por duas vezes. Em sua reeleição a governador, em 2010, recebeu o reconhecimento da população por seu trabalho em todo o estado: venceu a eleição no primeiro turno. André Puccinelli é, atualmente, pré-candidato a governador de Mato Grosso do Sul pelo MDB nas eleições de 2022.

Marquinhos Trad (MT) - Partido Social Democrático

Marquinhos Trad  é candidato ao Governo do Estado pelo Partido Social Democrático - (Foto: Reprodução) 

Marcos Marcello Trad, conhecido como Marquinhos Trad, é ex-prefeito de Campo Grande e pré-candidato a governador de MS pelo PSD.

Natural de Campo Grande, Trad é advogado e filho do ex-deputado federal Nelson Trad. Ele já foi presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Mato Grosso do Sul, vereador de sua cidade natal, secretário municipal de Assuntos Fundiários na gestão do então prefeito André Puccinelli (MDB) e exerceu três vezes o mandato de deputado estadual. Foi filiado ao PMDB [ atual MDB], migrando para o PSD em 2016, quando se candidatou a prefeitura de Campo Grande. Foi eleito prefeito e reeleito em 2020, mas deixou o cargo recentemente para ser candidato a governador de Mato Grosso do Sul em 2022.

Eduardo Riedel (ER) - Partido da Social Democracia Brasileira

Eduardo Riedel é candidato ao Governo do Estado pelo Partido da Social Democracia Brasileira - (Foto: Reprodução) 

Ex-secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel foi lançado como pré-candidato a governador de MS pelo PSDB nas eleições de 2022. Nascido no Rio de Janeiro, é formado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia. 

Nunca concorreu a cargos políticos antes, tendo atuado a maior parte da carreira no setor privado. Riedel chegou a ser nomeado uma das cem personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro. Foi vice-presidente e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, de 2015 a 2021.

Educação 

AM - Adonis defende uma educação pública e universal de qualidade em todos os níveis, integral e inclusiva, formadora de cidadãos conscientes dos problemas sociais e comprometidos com uma vida social solidária e sustentável. Para a transformação social de Mato Grosso do Sul, na área da educação, pretende ampliar os investimentos, além da valorização profissional, para o alcance de uma educação pública gratuita, laica, crítica e voltada para as necessidades do povo.

AP - Puccinelli explica em seu plano de governo que trabalhará de modo a aprimorar o acesso a serviços de saúde e educação cada vez melhores. Para o setor, o candidato defende não apenas aprendizado técnico-científico formal e tradicional, mas habilidades para a vida e treinamento vocacional para prepará-los para o trabalho. Além disso, Puccinelli cita as perdas educacionais ocasionadas pela pandemia de Covid-19 e afirma pretensão de estimular todos os níveis educacionais, desde o infantil ao superior. Ainda, intenciona investimento no ensino técnico, para “adequação ao mercado de trabalho” e  a construção do conhecimento dos povos originários. No quesito ensino superior, foca em  formar uma nova geração de profissionais que liderem o estado do na busca pelo desenvolvimento sustentável, que tenham uma mentalidade inovadora, empreendedora e moderna e que estejam aptos a lidar com os desafios e oportunidades que a sociedade moderna lhes impõe.

MT - O plano de governo de Trad traz como necessário garantir escolas de qualidade para todos e ambientes que garantam aos jovens de baixa renda, as mesmas oportunidades que outros jovens que estudam em instituições privadas ou nos grandes pólos populacionais. Pretende, ainda, reativar os cursinhos preparatórios para o ENEM e vestibulares e qualificar e valorizar professores, com concursos públicos e promoção da isonomia entre contratados e concursados. Quanto ao ensino superior, Trad afirma a necessidade de repasses compulsórios por parte do Estado à UEMS. 

ER - Dentre as propostas do plano de governo de Riedel estão promover ações de fortalecimento da educação como mola propulsora da inclusão e transformação do indivíduo e da sociedade, assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, garantir o acesso a uma merenda de qualidade e a kits pedagógicos e uniformes sempre dentro dos prazos compromissados, incluir estudantes adultos e idosos em propostas de valorização educacional e ampliar as Escolas de Tempo Integral.

Saúde 

AM - O candidato almeja acesso digno à saúde para toda a população. Dentre as propostas estão a universalização e melhoria dos serviços de saúde e a defesa de uma nova concepção de saúde pública, valorizando-a nas suas dimensões curativas e preventivas, voltada às comunidades e pela ampliação e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

AP - Na área da saúde, André Puccinelli intenciona investir e modernizar as instalações e equipamentos, para aumentar a oferta de serviços e para termos profissionais preparados e cada vez mais qualificados para atender. Também aponta que busca reduzir as disparidades regionais na oferta de saúde. Outro ponto focal no plano de governança de Puccinelli é a saúde da mulher. No documento, explica que mães requerem uma rede de atenção que esteja absolutamente preparada, bem como mulheres vítimas de violência.

MT- Para este setor, Marquinhos Trad aponta a implantação de um modelo de governança que atenda às necessidades regionais, fortalecendo as cidades polo com infraestrutura e tecnologia, de modo a garantir a uma gestão participativa dos municípios no planejamento adequado e na prestação efetiva dos recursos financeiros e de uma metodologia e critérios de rateio para o financiamento do modelo de atenção. Além disso, propõe  reestruturar os Núcleos Regionais de Saúde das micro e macrorregiões,  implantar a teleinterconsulta para os municípios do interior, investir na atenção primária para melhorar a qualidade de vida do sul-mato-grossense e  intensificar o combate às endemias vetoriais como dengue, zika e chikungunya.

ER - Dentre as propostas de Eduardo Riedel para saúde estão promover políticas que assegurem vida saudável e bem-estar à toda população, fortalecer o Hospital Regional como referência em ensino e pesquisa e criar um núcleo de ensino, implantar o Programa Acolhe MS visando o atendimento da população LGBTQI+, sistema prisional, população indígena, quilombolas, ribeirinhos, moradores em situação de rua, ciganos, população da oresta, população do campo, população negra e ampliar o uso da telemedicina, medicina bioeletrônica e inteligência artificial fortalecendo a interface entre Saúde e Ciência.

Segurança Pública 

AM - Adonis Marcos defende a construção de um novo modelo de segurança pública baseado no diálogo comunitário, na valorização das carreiras profissionais e investimento em inteligência. Além disso, propõe reformar o sistema penal a fim de desconstruir as políticas racistas que permeiam o sistema de polícia e judicial e o reconhecimento dos Direitos Civis dos servidores da Segurança Pública, de forma a garantir, inclusive, o direito à livre manifestação e greve quando necessário.

AP - O plano de governo de Puccinelli aponta que a segurança pública tem por finalidade assegurar a efetividade dos direitos e liberdades fundamentais, oportunizando o exercício da cidadania e o convívio harmônico em sociedade e a coloca como responsabilidade do Estado. Dentre as propostas estão fortalecer as polícias com equipamentos, insumos e recursos de inteligência, ampliar os contingentes das Polícias Civil e Militar e distribuir os recursos por todo o estado. Além disso, o candidato intenciona estimular a colaboração entre os diversos órgãos que promovem a segurança do estado: forças estaduais, principalmente as polícias; as guardas municipais; forças armadas; polícia federal; polícia rodoviária federal.

MT - Dentre as propostas de Trad estão mais segurança para melhorar a qualidade de vida do cidadão sul-mato-grossense, aperfeiçoar as ações de prevenção e repressão de roubos, homicídios e criminalidade, estruturar e modernizar a defesa civil com planejamento regionalizado, modernizar a segurança pública no ms com investimentos em estrutura física, logística e recomposição de efetivo, além de investir na segurança de fronteira e de propriedades rurais.

ER - O plano de governo apresentado por Riedel propõe, dentre outras, promover ações de segurança integrada com as áreas de educação, esporte, desenvolvimento e outras que contribuam para a criação de cidades seguras, fortalecer as ações de combate a crimes, manter e melhorar as estruturas físicas das forças de segurança, equipar, qualificar e valorizar os profissionais das forças de segurança, combater a criminalidade nas regiões de fronteira e na Rota Bioceânica, além de ressocializar o adolescente e jovem em conflito com a lei com foco no seu retorno à sociedade, ampliar as oportunidades de oferta de projetos voltados ao atendimento socioeducativo das medidas privativas e restritivas de liberdade e intensificar o combate ao feminicídio, às práticas de assédio, ao racismo e a todas as formas de violência. 

Cultura

AM - Os ideais defendidos pelo candidato quanto à cultura envolvem a valorização das plurais formas de manifestações do setor. Adonis pretende democratizar os sistemas de comunicação garantindo a liberdade de expressão, transparência, livre acesso à informação e ao conhecimento e, consequentemente, à valorização cultural. Ainda, o plano de governo de Adonis Marcos prevê aprimorar a visibilidade cultural de povos originários.

AP - Dentre as propostas de André Puccinelli para aprimorar o cenário cultural estão desenvolver políticas para a área. O plano do candidato entende o tema como fundamental na busca pelo desenvolvimento sustentável e que também tem potencial de gerar benefícios econômicos para toda a população, principalmente se essas ações forem harmonizadas com a nossa estratégia para a economia, especialmente no que se refere ao turismo sustentável e a economia criativa. Com isso, Puccinelli pretende que as ações nesse eixo sejam direcionadas a enxergar a cultura e o entretenimento como oportunidades de expressar a alegria do povo e como instrumento de promoção do desenvolvimento. 

MT - Para o setor, Trad propõe democratizar o acesso à cultura e valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural do Mato Grosso do Sul. Quanto ao setor do esporte, o candidato deseja implantar o programa integrado de incentivo ao esporte e lazer “Movimenta  MS” e  apoiar os municípios na estruturação de espaços públicos de esporte e lazer.

ER - Para os eixos de cultura e cidadania, algumas das propostas de Eduardo Riedel são ampliar o fomento ao setor cultural, apoiar o lançamento de editais para projetos culturais, descentralizar ações com municípios, revisar o Plano Estadual de Cultura e a Lei da Cultura, Incentivar e valorizar as manifestações culturais das populações tradicionais assim como as manifestações contemporânea, promover políticas públicas que combatam a discriminação, o preconceito e a intolerância, manter e requalicar espaços culturais buscando o uso de prédios em desuso ou subutilizados

Entrevistas - A Rede MS Integração de Rádio e Televisão vai realizar a tradicional rodada de entrevistas com candidatos ao pleito eleitoral. Serão entrevistados os oito candidatos ao governo e os seis que disputam vaga de senador por Mato Grosso do Sul, em duas rodadas nos programas de televisão, rádio e site Diário Digital.

As datas das entrevistas foram definidas em sorteio realizado no dia 12 de agosto, na sede da Rede MS, em Campo Grande (MS). Todos os candidatos mandaram representantes à reunião. Acompanhe as datas das entrevistas.

Candidatos a governador de MS:

Entrevistado – Adonis Marcos de Souza, do PSOL

Data 1ª Rodada:  26 de Agosto (Balanço da Manhã, 6h30, e Noticidade, 12h)

Data 2ª Rodada:  02 de Setembro (Balanço Geral MS, 11h45)

Entrevistado – André Puccinelli, do MDB

Data 1ª Rodada: 29 de Agosto (Balanço da Manhã, 6h30, e Noticidade, 12h)

Data 2ª Rodada:  05 de Setembro (Balanço Geral MS, 11h45)

Entrevistado –  Eduardo Riedel, do PSDB

Data 1ª Rodada: 31 de Agosto (Balanço da Manhã, 6h30, e Noticidade, 12h)

Data 2ª Rodada: 8 de Setembro (Balanço Geral MS, 11h45)

Entrevistado: Giselle Marques, do PT

Data 1ª Rodada:  24 de Agosto (Balanço da Manhã, 6h30, e Noticidade, 12h)

Data 2ª Rodada:  12 de Setembro (Balanço Geral MS, 11h45)

Entrevistado – Magno Souza, do PCO

Data 1ª Rodada:  23 de Agosto (Balanço da Manhã, 6h30, e Noticidade, 12h)

Data 2ª Rodada:  9 de Setembro (Balanço Geral MS, 11h45)

Entrevistado – Marcos Trad, do PSD

Data 1ª Rodada:  30 de Agosto (Balanço da Manhã, 6h30, e Noticidade, 12h)

Data 2ª Rodada:  13 de Setembro (Balanço Geral MS, 11h45)

Entrevistado – Renan Contar, do PRTB

Data 1ª Rodada:  25 de Agosto (Balanço da Manhã, 6h30, e Noticidade, 12h)

Data 2ª Rodada:  1º de Setembro (Balanço Geral MS, 11h45)

Entrevistado – Rosiane Modesto, do União Brasil

Data 1ª Rodada:  22 de Agosto (Balanço da Manhã, 6h30, e Noticidade, 12h)

Data 2ª Rodada:  06 de Setembro (Balanço Geral MS, 11h45)
 

Veja Também

Nova lei institui a Política Nacional de Cuidados no Brasil

Em 2024, Câmara Federal aprova propostas que limitam gastos do governo

Retrospectiva 2024: Campo Grande elegeu uma prefeita pela 1ª vez

Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas