Deputado Lucas de Lima propõe Campanha “Namoro Sem Violência” para combater abusos nas relações entre adolescentes


Com o objetivo de enfrentar a violência nas relações afetivas entre adolescentes, o deputado estadual Lucas de Lima (sem partido), apresentou nesta semana, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei 155/2025, que institui a campanha “Namoro Sem Violência”.
A proposta prevê a realização anual da campanha na segunda semana de junho, durante o mês já marcado pela Semana Estadual de Combate ao Feminicídio. A ação será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado, conforme determina a Lei nº 3.945/2010.
De acordo com a justificativa do projeto, o foco é a prevenção e a conscientização de estudantes do Ensino Médio, da rede pública e privada, sobre os riscos e sinais de violência nas relações afetivas, como agressões físicas, verbais, intelectuais e psicológicas.
“É urgente agir desde cedo. A violência tem surgido cada vez mais precocemente nos relacionamentos. O namoro abusivo pode ser o início de um ciclo que leva ao feminicídio. Precisamos combater isso com educação e informação”, afirmou Lucas de Lima.
Ações nas escolas e mídias sociais
Entre as atividades previstas estão:
Palestras e rodas de conversa;
Dinâmicas em grupo e dramatizações;
Concursos de redação, teatro e outras expressões culturais;
Campanhas de conscientização nas mídias sociais;
Questionários e pesquisas sobre comportamento e relações.
A ideia é que as escolas possam desenvolver, durante a semana da campanha, ações que incentivem o debate e estimulem mudanças de comportamento desde a adolescência, criando uma cultura de respeito, empatia e tolerância zero à violência.
Dados alarmantes reforçam urgência da proposta
A iniciativa surge em um momento de alerta: 16 mulheres foram vítimas de feminicídio, 32 sofreram tentativas, em Mato Grosso do Sul apenas nos seis primeiros meses de 2025, segundo dados da SEJUSP. Na justificativa da proposta, o deputado destaca que a educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir esse tipo de crime.
“Conscientizar os jovens é uma forma de salvar vidas no futuro. O projeto 'Namoro Sem Violência' quer ser um instrumento de mudança cultural para que os relacionamentos sejam baseados em respeito, e não em controle ou agressão”, completou o parlamentar.
O projeto de lei agora segue para análise nas comissões da Casa de Leis.
Veja Também
Lula veta aumento de número de deputados na Câmara Federal
“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro após colocar tornozeleira eletrônica
Projeto de lei prevê adequação em norma que institui o 'Agosto Lilás'
Policiais que apreenderem armas ilegais poderão ser recompensados
