Diário Digital
 
Política

Deputado de MS quer isenção de IR para mulheres vítimas de violência

Texto já está em tramitação e será despachado para análise das comissões da Câmara

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

O deputado federal Marcos Pollon apresentou o Projeto de Lei 955/23 que prevê a isenção de imposto de renda para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, nos termos da Lei Maria da Penha.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1/3 das mulheres (33,4%) com 16 anos ou mais já sofreu violência no país, índice superior à média global de 27%.

Mato Grosso do Sul, conforme números do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), foi o estado com maior taxa de feminicídios em 2022 do país, cerca de 8,3 a cada 100 mil mulheres. Neste ano, o Estado já registrou cinco feminicídios, em praticamente dois meses.

Durante a sessão de ontem, no Dia das Mulheres, o deputado ressaltou a importância da segurança às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “As mulheres vítimas de violência devem ter um cuidado maior. O estado é obrigado a garantir a segurança e a integridade física da mulher e quando a mulher sofre violência o estado falhou. Então se o estado falhou, essa mulher tem que ser isenta de qualquer tipo de tributação. Se o estado não é capaz de oferecer segurança à mulher, essa mulher tem como compensação a isenção do imposto”.

O texto, que insere dispositivos na lei 7.713/88, está em tramitação e será despachado para análise das comissões da Câmara.

 

Veja Também

Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital

Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo

PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro

Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal

AddThis Website Tools