Delcídio obtém liminar e candidatura é deferida
Ex-senador concorre a deputado federal pelo PTB
O ex-senador Delcídio Amaral, do PTB, conseguiu o deferimento do registro de sua candidatura a deputado federal no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). No sistema DivulgaCand, ele já consta como deferido.
Com isso, ele pode concorrer nas eleições deste ano. A decisão é do desembargador Julizar Barbosa Trindade, que declarou reconhecer como afastada a causa de inelegibilidade do político.
O deferimento do TRE-MS só foi possível por que o ex-senador obteve uma liminar no TRF1 (Tribunal Regional Federal da Primeira Região) que o permitiu disputar as eleições.
Em 2016, Delcídio teve o mandato de senador cassado pelo Senado. O político esteve preso no ano anterior sob a acusação de tentar dificultar as investigações da Operação Lava Jato.
Neste ano, quando pediu registro para concorrer à Câmara Federal, a Procuradoria Regional Eleitoral impugnou a candidatura, por entender que ele não preenchia as condições para concorrer. A alegação era de que foi cassado e estaria inelegível.
Porém, diante da liminar do TRF1, a Justiça Eleitoral regional considerou que está “afastada a causa da inelegibilidade apontada na impugnação”.
Veja Também
Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas
Câmara recebe novos vereadores e realiza eleição no dia 1º de Janeiro