Diário Digital
 
Política

Conheça os diversos serviços on-line oferecidos pelo TSE

Tirar título, conferir local de votação e incluir nome social são alguns exemplos

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/TSE)

Inúmeros são os serviços on-line e gratuitos oferecidos ao eleitorado brasileiro dentro do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A seção de serviços eleitorais reúne em um só local tudo o que a eleitora e o eleitor precisam saber para estar em dia com a Justiça Eleitoral (JE).

Dentro do autoatendimento eleitoral é possível tirar e imprimir o título, pesquisar o local de votação, quitar multas eleitorais, obter diferentes certidões, justificar ausência no dia da eleição, incluir nome social no cadastro eleitoral, encontrar a unidade da Justiça Eleitoral mais próxima, e muito mais.

Conheça três desses serviços:

1) Emissão ou impressão do título - Simples, rápido e fácil de fazer. Assim é o processo para tirar o primeiro título eleitoral ou para emitir o documento de quem já o possui. Para a emissão do título, dentro do autoatendimento eleitoral na plataforma Título Net, busque pelos ícones de tire seu título ou imprimir título eleitoral. Feito isso, o próximo passo é a autenticação do usuário. No campo de identificação, basta informar nome completo ou CPF, com data de nascimento e nome da mãe.

Atenção. Para emitir o título será necessário digitalizar os seguintes arquivos: documento de identificação oficial com foto (frente e verso); comprovante de residência atualizado; e uma fotografia (selfie) mostrando documento de identificação que informe nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. Eleitores do sexo masculino também precisam apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

Com o cadastro realizado, é possível acompanhar a tramitação do pedido pela internet. Basta acessar a guia acompanhe uma solicitação e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento. Com o número do título em mãos, você pode baixar o aplicativo e-Título no celular por meio da Play Store ou da Apple Store. A versão digital serve como documento oficial e pode ser utilizada no dia da eleição.

2) Dados cadastrais e certidões eleitorais - Também dentro da página do autoatendimento eleitoral, é possível alterar dados pessoais, como nome, data de nascimento, filiação, telefone e e-mail. Há um tópico exclusivamente dedicado a eleitoras e eleitores que se mudaram e precisam atualizar o endereço residencial. Além disso, a JE incentiva a pessoa transgênero ou não binária a alterar o cadastro para incluir o nome pelo qual deseja ser reconhecida no título de eleitor e no cadastro eleitoral. Para fazer isso, basta acessar Atendimento Eleitoral e escolher a opção “inclua seu nome social”.

Outro serviço disponível é a consulta a débitos eleitorais, disponível por meio do tópico consultar situação eleitoral. Além disso, é possível emitir e validar uma série de certidões oferecidas pela Justiça Eleitoral: composição partidária, crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento eleitoral e quitação eleitoral.

3) Multas e quitações - É importante ressaltar que, para ficar quite com a JE, a eleitora ou o eleitor deve estar com o voto em dia, ter justificado as ausências às eleições e ter atendido às convocações da Justiça Eleitoral – para trabalhar como mesário, por exemplo –, ou ter pagado as multas que tiverem sido aplicadas.

Caso não tenha votado e tenha dívidas eleitorais pendentes, é possível emitir o boleto para pagamento no Portal do TSE, no serviço de consulta de débitos do eleitor. Para regularizar a situação eleitoral, é necessário emitir a guia e pagar o boleto correspondente.

Veja Também

Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital

Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo

PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro

Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal

AddThis Website Tools