Congresso aprova verba para auxílio gás
Foram aprovados R$ 300 milhões para auxiliar famílias de baixa renda


A liberação de crédito orçamentário para custear o chamado auxílio gás ou vale-gás, foi aprovado pelo Congresso Nacional nessa última sexta-feira (17). Foram aprovados R$ 300 milhões para auxiliar famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha com o equivalente a 40% do preço do botijão.
O projeto que previa o auxílio foi aprovado em outubro, mas a verba que o garante foi aprovada nesta sexta-feira por deputados e senadores. O Congresso aprovou créditos orçamentários para ministérios e outros órgãos e empresas públicas.
Serão beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou que morem na mesma casa de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família.
A expectativa é atender 5,5 milhões de famílias e admitir a entrada gradativa de mais famílias no programa a partir do próximo ano. O auxílio do programa Gás dos Brasileiros deve ser concedido a cada bimestre.
Veja Também
Acompanhada de ministras, Janja Lula cumpre agendas ambientais na Capital
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Nova lei altera idade mínima para candidaturas a cargos eletivos
Médico terá desconto no Fies se atuar em região carente de profissionais
