Concursos contarão com atendimento especialziado para pessoas com TDAH e dislexia
Lei foi publicada nesta segnda-feira


População do Estado que for prestar concurso e for portador do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia, agora têm direito a atendimento especializado quando da realização de concursos públicos e vestibulares no Mato Grosso do Sul.
A lei Lei 6.058 de 2023 foi publicada nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial.
Para os efeitos da nova lei, o atendimento especializado se dará por meio de: tempo adicional de uma hora para os candidatos inscritos com TDAH e dislexia realizarem suas provas; profissional ledor para auxiliar na leitura das provas dos candidatos, profissional transcritor para auxiliar na escrita e preenchimento do cartão-resposta das provas dos candidatos e sala diferenciada.
Conforme a nova norma, o atendimento especializado para as provas será disponibilizado para os candidatos que comprovarem a condição por meio de laudo médico e/ou de profissional especializado.
Os editais de concursos públicos e de vestibulares deverão informar, de maneira clara e objetiva, as normas que regem a determinada necessidade de atendimento especializado às pessoas com TDAH e dislexia, com a finalidade de garantir o direito de concorrer em igualdade de condições com os demais inscritos.
A Lei tem a autoria do deputado Neno Razuk (PL) e já está em vigor.
Veja Também
Projeto amplia de 10 para 12 anos a pena máxima para lavagem de dinheiro
CPI do Transporte recebe 285 denúncias de usuários de ônibus
Câmara aprova projetos voltados à inclusão, saúde e conscientização
Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
