Diário Digital
 
Política

Comissão vai discutir saídas urgentes a agricultores afetados por queimadas

Três ministros devem participar da reunião, que acontece às 14h30 de quarta-feira (18)

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

A Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará uma reunião na próxima quarta-feira (18), às 14h30, no Plenarinho Nelito Câmara, para discutir medidas emergenciais em resposta aos impactos das queimadas e da seca na agricultura familiar. O evento, proposto pelo deputado Zeca do PT, presidente da Comissão, contará com a presença dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).

O foco da reunião será a criação de auxílios emergenciais, incluindo perfuração de poços artesianos, renegociação de dívidas de pequenos produtores, recuperação de áreas afetadas pelo fogo, e distribuição de insumos e cestas básicas para as famílias afetadas. Participarão também representantes de órgãos como Incra, Funasa, Ibama, Funai e SEAD.

O aumento expressivo de focos de incêndio no Estado, com 11.754 registros até 15 de setembro, será uma das questões centrais. Esses números representam um aumento de 706% em comparação com 2023 e colocam Mato Grosso do Sul como o quinto estado mais afetado por queimadas no Brasil.

Veja Também

Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira

CPI quer saber sobre seguro para usuários de ônibus da Capital

CPI recebe 78 denúncias na primeira semana de inquérito

Senado aprova tornozeleira eletrônica para agressor de mulher

AddThis Website Tools