Comissão vai discutir saídas urgentes a agricultores afetados por queimadas
Três ministros devem participar da reunião, que acontece às 14h30 de quarta-feira (18)


A Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará uma reunião na próxima quarta-feira (18), às 14h30, no Plenarinho Nelito Câmara, para discutir medidas emergenciais em resposta aos impactos das queimadas e da seca na agricultura familiar. O evento, proposto pelo deputado Zeca do PT, presidente da Comissão, contará com a presença dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
O foco da reunião será a criação de auxílios emergenciais, incluindo perfuração de poços artesianos, renegociação de dívidas de pequenos produtores, recuperação de áreas afetadas pelo fogo, e distribuição de insumos e cestas básicas para as famílias afetadas. Participarão também representantes de órgãos como Incra, Funasa, Ibama, Funai e SEAD.
O aumento expressivo de focos de incêndio no Estado, com 11.754 registros até 15 de setembro, será uma das questões centrais. Esses números representam um aumento de 706% em comparação com 2023 e colocam Mato Grosso do Sul como o quinto estado mais afetado por queimadas no Brasil.
Veja Também
Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
CPI quer saber sobre seguro para usuários de ônibus da Capital
CPI recebe 78 denúncias na primeira semana de inquérito
Senado aprova tornozeleira eletrônica para agressor de mulher
