Diário Digital
 
Política

CDH pode convidar Damares a esclarecer denúncias de exploração sexual

Pedido foi apresentado pelo senador Carlos Fávaro

|
Agência Senado
AddThis Website Tools
(Foto:Geraldo Magela/ Agência Senado)

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) vota nesta terça-feira (18), a partir das 14h, um requerimento de convite para que a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, compareça ao colegiado para prestar informações sobre supostos crimes que teriam sido cometidos contra crianças na Ilha de Marajó (PA).

O pedido foi apresentado pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT). No documento, o parlamentar aponta que a  intenção é a de que ela esclareça as denúncias, sem provas, de crimes sexuais que teriam sido cometidos contra crianças na Ilha de Marajó (PA). Senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares apresentou o caso no último dia 9 durante um culto em Goiânia (GO).

“Damares não apresentou nenhuma evidência do que falava, nem contou ter tomado alguma providência para punir os responsáveis, o que seria sua obrigação como ministra de Estado. Caso suas declarações sejam inverídicas, foram usadas de forma política para alimentar discurso de ódio e tumultuar o processo eleitoral. E em caso de omissão do governo, a ex-ministra deve ser investigada por prevaricação”, aponta o senador.

Projetos

Além do requerimento, a CDH vai analisar uma série de projetos durante a reunião deliberativa extraordinária. É o caso do PL 2.902/2019, que dá prioridade à mulher chefe de família na contratação de financiamento para compra de moradia, quando o imóvel for custeado pelo Sistema Financeiro de Habitação. 

O PL 2.902/2019 foi apresentado pela senadora licenciada Rose de Freitas (MDB-ES). Ela cita a estimativa de que cerca de 40% dos lares brasileiros são de responsabilidade de mulheres. “Nada mais razoável que facilitar a essas mulheres a aquisição de casa própria”, afirma a parlamentar. A proposta conta com parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS).

Veja Também

Prorrogada por 45 dias, CPI das Bets vai funcionar até Junho

Entenda propostas de novas regras de transporte de animais em avião

Projeto que aumenta representação empresarial na Sudeco aguarda votação

Na Capital, 300 ônibus operam 'acima do limite prudencial de uso'

AddThis Website Tools