Audiência que debaterá tarifa zero na Capital tem nova data
Evento agora ocorrerá na segunda-feira, 29/04, às 9h, na Câmara Municipal


A audiência pública que discutirá a Tarifa Zero no transporte coletivo urbano de Campo Grande teve sua data remarcada devido à visita do presidente Lula à cidade. Inicialmente programada para amanhã, 12/04, na Câmara Municipal, o evento agora ocorrerá na segunda-feira, 29/04, às 9h.
Convocada pela vereadora Luiza Ribeiro, por meio da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, a audiência tem como objetivo debater a atual situação do transporte coletivo urbano da capital e apresentar modelos e experiências de Tarifa Zero em outros municípios.
Luiza Ribeiro ressalta que o transporte é uma das principais despesas das famílias brasileiras, e mesmo com subsídios, Campo Grande possui uma das tarifas mais caras do país. A gratuidade no transporte coletivo surge como uma solução para ampliar o acesso à cidade de forma sustentável.
“A discussão em Campo Grande sobre a tarifa zero é necessária e pertinente que aconteça neste ano, que é ano eleitoral, onde o transporte público é uma das maiores reclamações da cidade”, afirma a vereadora.
A parlamentar ressalta também que é um desafio que serviços públicos concessionados sejam fiscalizados pela prefeitura de forma adequada, inclusive relativamente ao transporte coletivo urbano. “Uma investigação judicial em curso já indicou lucros excessivos e a violação por parte do Consórcio Guaicurus de mais de 20 cláusulas contratuais. Perícia ordenada pelo juiz também constatou lucros exorbitantes, prejudicando a cidadania das pessoas, a economia e o desenvolvimento de Campo Grande”, diz Luiza.
A experiência de mais de 105 municípios brasileiros, como Maricá/RJ, Euzebio/CE e Costa Rica/MS, demonstra que é possível desenvolver um programa de Tarifa Zero adaptado à realidade de cada cidade. A audiência pública será uma oportunidade para discutir e buscar soluções para aprimorar o transporte coletivo em Campo Grande.
Veja Também
Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital
Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo
PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro
Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal
