Audiência pública discute rumos da saúde mental na Capital
A audiência contará com a palestra da psicóloga, professora e doutora em Saúde Mental, Anitta Guazeli, referência nacional na luta antimanicomial


A audiência Pública "Entre o cuidado e o controle: Qual saúde mental queremos?", será realizada nesta segunda-feira, dia 23 de junho, às 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, em Campo Grande.
O debate tem como objetivo promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva sobre os rumos da polícia de saúde mental na cidade, diante dos desafios que se colocam entre as práticas de cuidado em liberdade e os dispositivos de controle, isolamento e medicalização excessiva.
Depois da aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/2001) com mais de 20 anos, que garante o direito ao cuidado em liberdade, o debate se torna urgente frente aos retrocessos nas políticas públicas, às dificuldades na efetivação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e à permanência do modelo manicomial, que persiste sob novas roupagens.
Segundo a vereadora Luiza (PT), presidente da Comissão Permanecente de Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campo Grande:
“Precisamos discutir que saúde mental queremos para Campo Grande e para o Brasil: uma que fortaleça o cuidado, a liberdade, a inclusão e os direitos humanos, ou uma que siga reforçando o controle, a segregação e a violação de direitos”, destaca a vereadora Luiza.
A audiência contará com a palestra da psicóloga, professora e doutora em Saúde Mental, Anitta Guazeli, referência nacional na luta antimanicomial e na defesa de políticas públicas de cuidado em liberdade.
Serão ouvidos profissionais da saúde, gestores, usuários dos serviços, movimentos sociais, entidades de defesa dos direitos humanos e a sociedade civil, com o intuito de construir propostas para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e garantir uma política de saúde mental baseada na dignidade, na liberdade e nos direitos humanos.
Confira a transmissão ao vivo, via YouTube da Câmara Municipal de Campo Grande, clicando aqui.

Veja Também
Lula veta aumento de número de deputados na Câmara Federal
“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro após colocar tornozeleira eletrônica
Projeto de lei prevê adequação em norma que institui o 'Agosto Lilás'
Policiais que apreenderem armas ilegais poderão ser recompensados