Diário Digital
 
Política

Audiência debaterá constitucionalização da segurança viária em MS

Evento será na sexta-feira, a partir das 18h30, na Casa de Leis estadual

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Luciana Nassar/Assembleia Legislativa)

A Emenda Constitucional 82, de 16 de julho de 2014, disciplina a segurança viária no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, introduzindo o direito à mobilidade urbana eficiente dentre suas disposições.  A inclusão na Carta Magna Brasileira significa que a segurança viária constitui dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por proposição do deputado Renato Câmara (MDB), realizará audiência pública na sexta-feira (14), a partir das 18h30, para debater o tema com representantes de órgãos públicos, entidades de classe e sociedade civil.

“Os acidentes de trânsito representam um dos mais significativos problemas em nosso Estado, pois são responsáveis por milhares de mortes e acidentes, que ocasionam um custo elevado ao sistema de saúde e a previdência. A Emenda Constitucional 82 não somente pune os infratores, mas também trata da prevenção de acidentes. A participação de todos é necessária na construção de um trânsito mais seguro e humanizado”, destacou o deputado.

Mato Grosso, Pará e Rondônia são alguns dos Estados que regulamentaram a questão da segurança viária, concedendo ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) o aparato legal necessário para a execução de políticas públicas no âmbito estadual. Presidente do Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso do Sul (Sindetran-MS), Bruno Alves da Silva Nascimento, explicou que a iniciativa  colabora para reverter o quadro preocupante de acidentes, pois inclui a educação, a engenharia de trânsito e a fiscalização como diretrizes para a atuação do órgão de trânsito.

Segundo Bruno, os servidores da autarquia têm buscado apoio do Poder Executivo e da ALEMS para que haja alteração no texto da Constituição Estadual. “Assim, os sul- mato-grossenses terão política permanentes e eficientes para a garantia da segurança viária”, afirmou o sindicalista.

(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)

Veja Também

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara Federal

“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro após colocar tornozeleira eletrônica

Projeto de lei prevê adequação em norma que institui o 'Agosto Lilás'

Policiais que apreenderem armas ilegais poderão ser recompensados

AddThis Website Tools