Diário Digital
 
Política

Assembleia institui Plano de Previdência Facultativo e Contributivo

Nova lei é de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

|
Redação
AddThis Website Tools
( Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

O presidente do Parlamento Estadual, deputado Gerson Claro (PP), promulgou a Lei 6.161 de 2023, que institui o Plano de Previdência Facultativo, Contributivo e Complementar, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (20).

O Plano de Previdência, estabelecido pela lei, tem caráter facultativo, contributivo e complementar em relação aos benefícios assegurados pelo Regime de Previdência ao qual o agente político esteja obrigatoriamente vinculado. Ele poderá ser gerido por entidade privada própria ou multipatrocinada, com a observância de critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, assegurando o financiamento por meio de capitalização, bem como estabelecendo as hipóteses de desligamento, resgate e aporte.

Serão assegurados os seguintes benefícios aos participantes e seus dependentes: renda mensal de aposentadoria voluntária; renda mensal de aposentadoria por invalidez permanente; renda mensal de pensão por morte. A lei apresenta os critérios para cálculo dos benefícios, as opções de aquisição proporcional e regras para eventos de risco.

Gerson Claro destacou a necessidade de criar um regime previdenciário complementar devido à exclusão dos agentes políticos do Regime Próprio de Previdência Social. Além disso, a regra se alinha com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a constitucionalidade da iniciativa.

(Com informações da ALEMS)

Veja Também

Acompanhada de ministras, Janja Lula cumpre agendas ambientais na Capital

Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF

Nova lei altera idade mínima para candidaturas a cargos eletivos

Médico terá desconto no Fies se atuar em região carente de profissionais

AddThis Website Tools