Diário Digital
 
Política

André tem 22%; Marquinhos 18% e Riedel 17%

Nova pesquisa Real Time Big Data mostra disputa acirrada pela segunda colocação

|
Valdelice Bonifácio
AddThis Website Tools
André Puccinelli (MDB), Marquinhos Trad (PSD) e Eduardo Riedel (PSDB) (Fotos: Divulgação)

Nova pesquisa de intenção de votos do instituto Real Time Big Data foi divulgada nesta segunda-feira, 5 de Setembro, pela TVMS Record. Na disputa para o governo de Mato Grosso do Sul, o ex-governador André Puccinelli (MDB) continua na liderança, seguido pelo ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) e pelo ex-secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB), quase empatados.

Marquinhos Trad e Eduardo Riedel travam acirrada disputa pela segunda colocação na modalidade estimulada, quando são apresentadas opções de candidatos aos eleitores, segundo constatação da pesquisa.

O levantamento estimulado traz André Puccinelli com 22%; Marquinhos Trad 18% e Eduardo Riedel 17%. Também receberam indicações do eleitorado Rose Modesto (PSDB) 13%;  Capitão Contar (PRTB) 11% e Giselle Marques (PT) 5%. Magno Souza (PCO) e  Adonis Marcos (Psol) não foram escolhidos pelos entrevistados. Os votos brancos e nulos somaram 6% e os que não souberam ou não responderam 8%.

(Fonte: Real Time Big Data)

Quando computados apenas os votos válidos da pesquisa estimulada, o quadro é o seguinte: André 25%; Marquinhos Trad 21%; Eduardo Riedel 20%; Rose Modesto 15%; Capitão Contar 13%, Giselle 6%, Magno Souza 0% e Adonis Marcos 0%.

Regiões - A pesquisa estimulada também verificou a preferência do eleitorado por região, dividida da seguinte forma: Campo Grande; Sudoeste; Leste; Pantanais e Centro Norte. André Puccinelli vence em três regiões Campo Grande, Leste e Centro Norte. André e Riedel empatam na Sudoeste. Por fim, Riedel é lider na região dos Pantanais.

 

(Fonte: Real Time Big Data)

Na região de Campo Grande, o resultado da pesquisa foi o seguinte: André Puccinelli 24%; Marquinhos Trad 22%; Rose Modesto 15%; Capitão Contar 14%; Eduardo Riedel 12%; Giselle 7%;  Magno Souza 0% e Adonis Marcos 0%. Os votos brancos e nulos somaram 3% e os que não souberam ou não responderam 3%.

Na região Sudoeste (Amambaí, Antônio João, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Jateí, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas e Vicentina) André e Ridel tem o mesmo índice de preferência do eleitorado, 21% cada.

(Fonte: Real Time Big Data)

Marquinhos Trad tem 16%; Rose Modesto 12%; Capitão Contar 9% e Giselle 3%. Magno Souza 0% e Adonis Marcos 0%. Os votos brancos e nulos somaram 8% e os que não souberam ou não responderam 10%.

Nos Pantanais (Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda e Porto Murtinho), Ridel tem 20% da preferência do eleitorado; André Puccinelli 18%; Marquinhos Trad 15%; Capitão Contar 11%; Giselle Marques 6%; Magno Souza 0% e Adonis Marcos 0%. Os votos brancos e nulos somaram 7% e os que não souberam ou não responderam 8%.

(Fonte: Real Time Big Data)

Espontânea - Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos eleitores, 14% dos entrevistados informaram que votarão em André Puccinelli, líder também nesta modalidade. O segundo colocado Marquinhos Trad obteve 10%; Eduardo Riedel 8%; Rose Modesto 8%; Capitão Contar 6%; Outros 3%. Brancos e Nulos somaram 11%. Não souberam ou não responderam 40%.

A pesquisa anterior, divulgada em 24 de Agosto,  apontava um empate técnico entre André Puccinelli e Marquinhos Trad. Na ocasião, o primeiro tinha 12% e o segundo 9%. Desta vez, André cresceu 2% e Marquinhos 1%. Os concorrentes seguem próximos, mas sem empate técnico,  já que a margem de erro de é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

(Fonte: Real Time Big Data)

Rejeição - A pesquisa também perguntou aos eleitores em qual candidato eles não votariam. O entrevistado poderia escolher mais de uma opção, por isso, o somatório final é superior a 100%.

André Puccinelli lidera a rejeição com 49%, seguindo por Marquinhos Trad 37%; Capitão Contar 34%; Eduardo Ridel 31%; Rose Modesto 29%; Giselle 28%/ Adonis Marcos 23% e Magno Souza 21%. 

(Fonte: Real Time Big Data)

A pesquisa - A nova pesquisa Real Time Big Data foi realizada entre 2 e 3 de Setembro. Foram feitas 1 mil entrevistas. A margem de erro já mencionada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Entre os entrevistados 48% são homens e 52% mulheres. As idades são 16 anos até mais de 60 anos. Outra informação sobre a pesquisa é o grau de instrução dos entrevistados: até 41% tem ensino fundamental completo; 38% até o ensino médio e 21% até superior completo. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-08696/2022.

(Fonte: Real Time Big Data)

Na galeria abaixo do texto estão disponíveis mais dados apurados pela pesquisa.

Votação - No dia 2 de Outubro, os  eleitores vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador será no dia 30 de Outubro.

Em MS, a votação começará às 7h e terminará às 16h, quando serão impressos os boletins de urna. Nestas eleições, a Justiça Eleitoral uniformizou o horário de votação em todos os estados e no Distrito Federal.

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital

Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo

PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro

Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal