Política

ALEMS recebe projeto para implantar ferrovias no Estado

De acordo com o presidente da casa, matéria deve ser lida na próxima sessão

|
Isabela Duarte
(Foto: Divulgação/ Wagner Guimarães)

O Projeto de Lei 248/2022, que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado, está em pauta na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). A matéria deseja trazer o modelo para a realidade do Estado, favorecendo a implantação das ferrovias. 

Na manhã desta quinta-feira, 20 de Outubro, o Poder Executivo enviou o PL ao presidente da Assembleia, Paulo Corrêa (PSDB), abordando os regimes de exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros.

Paulo Corrêa ressaltou que o incentivo ao transporte ferroviário é fundamental Mato Grosso do Sul, principalmente para “tirar mais de mil caminhões do asfalto, gerando segurança e economia”. O presidente da casa afirma que o processo será mais ágil na Alems do que sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes [ANTT].

"A matéria deve ser lida na próxima sessão, e com acordo de líderes e tranquilidade, votaremos com rapidez e presteza, ainda nesta legislatura para que essa solução faça nossas ferrovias serem realidade”, frisou.

Representantes do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), entre outras autoridades. Os deputados Paulo Duarte (PSB), Felipe Orro (PSD) e Lucas de Lima (PDT) também participaram da entrega do projeto. 

(Com informações de Agência Alems)

Veja Também

Nova lei institui a Política Nacional de Cuidados no Brasil

Em 2024, Câmara Federal aprova propostas que limitam gastos do governo

Retrospectiva 2024: Campo Grande elegeu uma prefeita pela 1ª vez

Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas