ALEMS realiza Sessão Especial de Posse do governador e vice-governador eleitos
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará, no próximo domingo (1º), às 15h, a Sessão Especial de Posse do governador e vice-governador eleitos do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) e José Carlos Barbosa (PP), respectivamente. A cerimônia, de cunho solene e festivo, será no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus. Após a abertura da Sessão Especial, pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Paulo Corrêa (PSDB), haverá a composição da mesa de autoridades, dentre elas três deputados estaduais.
Conforme descrito no Regimento Interno da Casa de Leis (clique aqui), Paulo Corrêa receberá os diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) ao governador e vice-governador. Eduardo Riedel fará o compromisso público: "Prometo desempenhar leal e honradamente as funções do cargo de governador do Estado de Mato Grosso do Sul, mantendo, defendendo e cumprindo a Constituição Federal e a do Estado, observando as leis, promovendo o bem geral do povo sul–mato–grossense e sustentando a união, a integridade e a independência do Brasil".
Na ocasião, também será empossado o vice-governador, José Carlos Barbosa, que se despediu do Parlamento Estadual para compor o Poder Executivo. No lugar dele, Dione Hashioka (Podemos), que já exerceu dois mandatos na ALEMS, assumirá novamente o cargo de deputada estadual.
Após o discurso de Riedel, será encerrada a solenidade, quando ele e Barbosinha, acompanhados de autoridades dos três Poderes, seguirão para o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. No local, serão empossados os secretários de Estado. O credenciamento aos profissionais da imprensa para a segunda solenidade é de responsabilidade da assessoria do governador eleito.
Deputados estaduais - No dia 1º de fevereiro, a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, serão realizadas: a solenidade de posse das deputadas e deputados estaduais eleitos, a instalação da 12ª Legislatura e a Eleição da Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos legislativos durante as duas sessões legislativas seguintes. Serão eleitos presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º e 3º secretários da ALEMS.
Já no dia 2 de fevereiro, terá início a 1ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. A solenidade seguirá o rito estabelecido pelo Regimento Interno da Casa de Leis, a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia. Antes disso, Eduardo Riedel, passará em revista à tropa formada pela Polícia Militar do Estado (PMMS), na rampa que dá acesso à ALEMS. Em seguida, autoridades hastearão as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. Durante a Sessão Solene de Abertura do ano legislativo, haverá a leitura da mensagem anual do governador aos parlamentares estaduais e aos sul-mato-grossenses.
Veja Também
Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais
Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso
Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024
Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos