Política

ALEMS quer reforçar a sustentabilidade com a Lei 'Julho Sem Plástico'

Lucas de Lima é autor da lei que incentiva sustentabilidade no dia a dia

|
Isabela Duarte

(Foto: Divulgação/ ALEMS)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) criou a Lei 5849/2022, que institui o mês de conscientização “Julho Sem Plástico”. O objetivo é preservar os biomas do Cerrado e Pantanal, que compõem a fauna e flora do Estado, além do cuidado com o Aquífero Guarani, uma das principais reservas de água doce do mundo. 

“Poderia ser todos os dias, mas é um mês para discutir e acelerar esse processo para que a população se conscientize acerca do descarte correto do plástico”, destacou o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS, Lucas de Lima (PDT) .

O deputado ainda citou exemplos de reduzir a utilização e consumo de plásticos, como trocar sacolas de plástico por uma reutilizável na hora de ir ao mercado e não utilizar copo, portes e canudos de plástico. 

“Na Assembleia Legislativa, todos nós utilizamos nossas próprias garrafas e xícaras não utilizando copo descartável para água ou café. Troque sua escova de dentes de plástico por uma de madeira, com durabilidade muito maior”, afirma Lucas de Lima.

Decomposição - Cada material leva um tempo diferente para se decompor no solo, o plástico é de até 450 anos, considerando as embalagens e equipamentos. Já as sacolas de plásticos demoram, em média, mais de um século para se decompor.

A página ALEMS Sustentável, elaborada pela Gerência de Site e Mídias da Assembleia, é um material multimídia que elenca as ações parlamentares, leis e materiais relevantes voltados à sustentabilidade. O Julho sem Plastico é uma das leis que integram o material que traz diversas dicas ambientais. Acesse a página, clicando aqui.

(Com informações de Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)

Veja Também

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso

Vereadores aprovaram 400 projetos e fizeram 20 mil indicações em 2024

Projeto de lei retira herança de parentes que abandonam idosos em asilos