Diário Digital
 
Política

ALEMS quer reforçar a sustentabilidade com a Lei 'Julho Sem Plástico'

Lucas de Lima é autor da lei que incentiva sustentabilidade no dia a dia

|
Isabela Duarte
AddThis Website Tools

(Foto: Divulgação/ ALEMS)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) criou a Lei 5849/2022, que institui o mês de conscientização “Julho Sem Plástico”. O objetivo é preservar os biomas do Cerrado e Pantanal, que compõem a fauna e flora do Estado, além do cuidado com o Aquífero Guarani, uma das principais reservas de água doce do mundo. 

“Poderia ser todos os dias, mas é um mês para discutir e acelerar esse processo para que a população se conscientize acerca do descarte correto do plástico”, destacou o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS, Lucas de Lima (PDT) .

O deputado ainda citou exemplos de reduzir a utilização e consumo de plásticos, como trocar sacolas de plástico por uma reutilizável na hora de ir ao mercado e não utilizar copo, portes e canudos de plástico. 

“Na Assembleia Legislativa, todos nós utilizamos nossas próprias garrafas e xícaras não utilizando copo descartável para água ou café. Troque sua escova de dentes de plástico por uma de madeira, com durabilidade muito maior”, afirma Lucas de Lima.

Decomposição - Cada material leva um tempo diferente para se decompor no solo, o plástico é de até 450 anos, considerando as embalagens e equipamentos. Já as sacolas de plásticos demoram, em média, mais de um século para se decompor.

A página ALEMS Sustentável, elaborada pela Gerência de Site e Mídias da Assembleia, é um material multimídia que elenca as ações parlamentares, leis e materiais relevantes voltados à sustentabilidade. O Julho sem Plastico é uma das leis que integram o material que traz diversas dicas ambientais. Acesse a página, clicando aqui.

(Com informações de Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)

Veja Também

Simone Tebet faz sessão de autógrafos de livro biográfico na Capital

Eleição suplementar em Paranhos será realizada no próximo domingo

PGR envia ao Supremo parecer contra prisão de Jair Bolsonaro

Empresários e políticos são condenados por tramar cassação de Bernal

AddThis Website Tools