Política

'Ainda escuto muito: tão novinha, tão bonitinha', desabafa Camila Jara

Com 29 anos, deputada federal foi indicada pré-candidata à prefeitura de Campo Grande pelo PT

|
Laura Cação
Camila Jara disse que ambiente na política não é fácil para as mulheres (Foto: Reprodução/Noticidade)

A deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Campo Grande (MS) pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Camila Jara, falou ao programa de rádio Noticidade 1º Edição, da FM Cidade 97, sobre a  representatividade feminina que exerce como parlamentar.  

"A gente precisa dizer que durante muito tempo foi negado pra nós mulheres o direito de participar da política, então não é porque nós não queríamos participar e sim porque éramos impedidas e quando permitiram que a gente pudesse fazer isso, colocaram uma série de obstáculos para que a gente conseguisse ocupar esses lugares.  Por isso, as mulheres são minoria na política mesmo sendo maioria na sociedade. Não é um ambiente fácil mas, quando a gente entende que precisa se unir para preservar inclusive nossas vidas e melhorar a de outras mulheres, as coisas vão ficando mais fáceis", disse ao jornalista Rodrigo Nascimento, o Rodrigão. 

Conforme Camila, ainda existe resistência por parte dos homens em relação ao posicionamento dela. A deputada afirma que várias vezes eles tentam diminuir seu papel. "Eu escuto muito: “ai mais é tão novinha, tão bonitinha”! Tá, eu sou novinha mas, eu fui a mulher que mais trouxe recursos para o Estado quando fechou a questão das emendas esse ano. Eu sou a mais nova, mas sou formada na área, eu me preparei pra estar nesse lugar", assegura. 

Ela relembra que a distribuição de absorventes dentro das escolas foi uma conquista dela Camila, ainda quando vereadora em Campo Grande. O debate se estendeu para o Congresso Nacional. “As parlamentares da época, aprovaram o projeto de lei 'Dignidade Menstrual', e hoje todas as mulheres do Mato Grosso do Sul, podem ir às farmácias populares que já estarão distribuindo absorventes do programa.”

Como anunciado recentemente, Camila Jara foi apresentada como pré-candidata a prefeitura de Campo Grande pelo PT. Ela afirma gostar de um bom desafio. A deputada revela que está muito feliz e espera conseguir desenvolver o melhor plano para a cidade, caso seja eleita. “As lideranças do PT falaram com o presidente Lula, e passaram para a gente o recado”, completa.

Rodrigão apresenta o Noticidade 1ª edição, de segunda a sexta-feira (Foto: Reprodução/Noticidade) 

 Após ser questionada pelo apresentador Rodrigo Nascimento sobre relação com o presidente, ela revelou que até a época da campanha, Lula não tinha celular e para falar com ele, tinham que ligar para alguém próximo dele.

Sendo uma candidata jovem, existe uma comunicação nas redes sociais com outros jovens e Rodrigão a questionou sobre como mudar o posicionamento dos jovens frente à política. "No Brasil, propositalmente a política foi tachada como chata; A gente sabe que é importante o jovem (16 a 18) participar da política mas ele precisa também se ver nos espaços de poder, se a política for distante desses jovens e não oferecer problemas que ele enfrenta no dia a dia e não falar na linguagem desse, a gente não vai atrair o jovem para a política; então para o jovem querer aprender e se envolver com política ele precisa sentir que é próxima da rotina dele, então a gente sempre tem essa missão  de explicar as coisas para as pessoas para que a partir do momento que aprenderem, lutarem junto com a gente." diz a deputada.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, Camila esteve em um encontro do Ibama, onde a questão ambiental foi debatida por mulheres. A petista marcou presença também no movimento da Cut para a ampliação dos direitos trabalhistas dentre outros movimentos importantes.

Serviço - O programa de rádio Noticidade vai ao ar pela FM Cidade 97.9, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. O WhatsApp para interagir com o equipe do Rodrigão é o 67 - 98407-9827.

A entrevista de Camila Jara ao Noticidade pode ser conferida na íntegra abaixo:

Veja Também

Ministro dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas

Câmara recebe novos vereadores e realiza eleição no dia 1º de Janeiro

Câmara aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara define vereadores para compor a Comissão de Recesso