Vídeo: Vândalos desligam padrão de UBS e dezenas de vacinas estragam
As doses comprometidas foram recolhidas e encaminhadas à Coordenadoria Estadual de Imunização


No último dia 31 de maio, vândalos desligaram o desligando o padrão externo de energia da unidade UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Emília, em Campo Grande e dezenas de doses de vacinas foram perdidas.
O problema só identificado nesta segunda-feira (02), quando os funcionários chegaram para trabalhar na unidade. A sala de vacinação está temporariamente fechada. As doses comprometidas foram recolhidas e encaminhadas à Coordenadoria Estadual de Imunização para análise. Imagens de segurança mostram quando cinco criminosos correm em volta da unidade de saúde, em determinado momento eles chegam a jogar pedras no local.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que o problema foi identificado na manhã desta segunda-feira (2), quando técnicos constataram que o padrão externo de energia da unidade foi desligado no fim de semana, o que comprometeu o funcionamento da câmara fria. O equipamento registrou temperatura máxima de 24,3°C, o que inviabiliza a conservação das vacinas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Com isso, a sala de vacinação da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Emília está temporariamente fechada devido à perda dos imunizantes armazenados na unidade.A Sesau já está adotando as providências necessárias para garantir o restabelecimento da sala de vacina da unidade, com reposição dos imunobiológicos e monitoramento técnico da câmara fria, assegurando seu pleno funcionamento.
Enquanto isso, a população da região pode procurar as unidades de saúde mais próximas — USF São Conrado, USF Vila Fernanda, USF Antártica e USF Portal Caiobá — além de qualquer outra unidade de saúde da rede, que funcionam de portas abertas para vacinação da população em geral.
Veja ação dos vândalos:
Veja Também
Aves silvestres mantidas ilegais são resgatadas em Campo Grande
Carro com registro de crime em PR é localizado e condutor é preso
Mil celulares irregulares são apreendidos em Campo Grande
Briga generalizada termina em tentaitva de homicídio em Campo Grande