Secretária de Saúde de Corumbá abre sindicância para apurar morte de bebê de 2 meses
A família também acionou o Ministério Público onde já foram ouvidas testemunhas e o pai da criança


Após repercussão da morte do pequeno Ravy Luiz de Arruda Aldama, de apenas dois meses de vida, a Secretaria de Saúde de Corumbá divulgou nesta última quarta-feira (27) uma nota informando a abertura de uma sindicância para apurar a causa da morte e conduta dos profissionais de plantão.
Confira na íntegra o que diz a nota:
"Inicialmente, a Administração municipal manifesta à família e amigos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pêsames pela sentida perda. Por determinação do prefeito Marcelo Iunes, o caso está sendo investigado e, se necessário, será aberta uma sindicância para apurar o ocorrido.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que no último dia 25, uma criança foi levada pelos pais ao SAMU. Ao chegar no local, ela foi prontamente atendida, pelo médico e pela enfermeira de plantão, a mesma estava engasgada e cianótica (com a pele arroxeada). A equipe realizou manobra de desengasgo, ofertou oxigênio e foi transportada em uma ambulância de Suporte Avançado para o Pronto Socorro.
Às 18h45, ao chegar no PS, a mesma foi imediatamente encaminhada para a Sala de Emergência, apresentando cansaço, dispneia e saturando 92 em ventilação ambiente. Foi utilizado oxigênio em máscara infantil, realizado exame de Raio-X (momento em que foi feito o registro fotográfico que circula na internet), coletado RT-PCR para Covid-19, no qual o resultado foi POSITIVO, e acesso venoso para medicação. Às 19 horas foi inserida no sistema do Núcleo de Regulação Hospitalar a solicitação de vaga para internação pediátrica.
Às 19h35, ainda em atendimento, a criança teve uma parada cardiorrespiratória e foi entubada. A equipe tentou reanimá-la inúmeras vezes, sendo que 4 médicos prestaram assistência, porém sem sucesso, infelizmente. O óbito foi constatado às 20h10, por insuficiência respiratória, choque e cardiopatia cardiogênica.
Ressalta-se que a criança esteve o tempo todo sendo assistida pela equipe médica e de enfermagem, e que todos os protocolos foram seguidos. A criança esteve a todo momento acompanhada pela mãe".
Ravy morreu na última segunda-feira (25), enquanto aguardava atendimento no corredor do pronto-socorro de Corumbá (MS). Familiares do pequeno alegam negligência por parte da equipe médica, e acionaram o Ministério Público onde testemunhas e o pai da criança já foram ouvidos.
Veja Também
PRF apreende 4,5 toneladas de maconha em Três Lagoas
Pais de bebê de 10 meses morta são presos em flagrante por homicídio culposo
Suspeito de tentar matar ex-companheira com um facão é preso em Itaquiraí
Homem que ateou fogo e matou ex-mulher vai a júri popular nesta terça-feira em Dourados
