Projeto de lei proibe adoção de moeda única entre países da América Latina
Para o autor, governo age de forma ideológica e sem embasamento técnico


O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) propôs o Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/23, o qual veda (proíbe) o Brasil de adotar moeda comum com outros países ou organismos internacionais. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
Recentemente, a imprensa noticiou que Brasil e Argentina estavam discutindo a criação de uma moeda comum do Mercosul durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país hermano. Para Kataguiri, o governo age de forma ideológica e sem embasamento técnico.

“É uma temeridade querer instituir uma nova moeda apenas por questões de afinidade ideológica, sem maior estudo a respeito de viabilidade técnica. É necessário que o Congresso Nacional aja a fim de evitar que o bem-estar econômico brasileiro seja colocado em risco apenas por conta de uma pauta radical do governo”, disse.
O projeto também permite ao Banco Central emitir moeda de circulação estritamente eletrônica ou moedas válidas em regiões determinadas do território nacional, com o fim de fomentar a economia local.
Veja Também
PMA apreende 417 kg de pescado irregular no Rio Paraguai em Corumbá
Homem morre eletrocutado ao podar árvore no interio de MS
Em primeiro dia de operação PMA apreende 417 quilos de pescado irregular