Presídio de Dourados tem surto de sarna e furúnculo
Cerca de 500 presos estão infectados e tiveram os colchões retirados das celas
Cerca de 500 presos estão infectados com o surto de sarna e furúnculos que está ocorrendo na Penitenciária Estadual de Dourados (PED). Desta maneira, centena de colchões de presos foram retirados das celas na manhã desta terça-feira (09) no município.
Conforme as informações do Dourados News, o diretor do estabelecimento penal, Rangel Schveiger, pediu o auxílio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para colaborar nas medidas emergências e solicitar a intervenção dos órgãos públicos vinculados à Saúde e Execução Penal, visando à provisão de medicamentos e outras ações necessárias para conter o avanço dessas doenças.
O representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Jefferson Faria, visitou o local na segunda-feira (08) para acompanhar a situação. Ele também está preocupado com a saúde dos presos. "A situação é alarmante e demanda ação imediata. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a direção da PED e os órgãos competentes para garantir que medidas efetivas sejam tomadas para conter essa situação de risco à saúde dos presos".
Já o presidente presidente da OAB de Dourados, Ewerton Brito, ressaltou a importância da mobilização das autoridades competentes. "Envidaremos juntos com as autoridades públicas para garantir que os detentos recebam a assistência médica adequada. É crucial que haja uma resposta rápida e eficaz para conter a propagação dessas doenças dentro da penitenciária".
Diante dos casos, vários colchões dos presos que estão infectados foram retirados das celas na manhã desta terça-feira (09). Os internos do estabelecimento penal recolheram os materiais e colocaram no pátio externo, onde serão transportados para outro ponto e incinerados posteriormente.
Em nota, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário informou que ao identificar a presença de escabiose e proliferação de furúnculos em internos da Penitenciária Estadual de Dourados, providências imediatas foram tomadas. Dentre elas, a higienização e sanitização.
"Além disso, está sendo providenciado a aquisição de colchões para a troca dos que estão contaminados, bem como implantação de uniformes nos internos. Importante destacar que o presídio conta com uma Unidade Básica de Saúde Prisional, com a equipe multidisciplinar e oferecimento de medicamentos necessários.
Para o suporte na ação de combate à proliferação da contaminação, foi solicitado ainda apoio junto a órgãos ligados à execução penal, dentre eles, Ministério Público e Judiciário", diz o comunicado.
Veja Também
“Agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele”, diz pai que perdeu filho em acidente
Na véspera de Natal, dois homens são mortos a tiros em Corumbá
Homem com extensa ficha criminal morre durante confronto com a PM
Ladrão morre em troca de tiros com a polícia após roubo de carro e tentativa de fuga