Diário Digital
 
Polícia

Polícia identifica quadrilha que furtava casas na Capital

Um dos criminosos foi identificado como João Vitor dos Santos Lipu, de 23 anos, que segue foragido

|
Da redação
AddThis Website Tools
João Vitor dos Santo Lipu, de 23 anos, está sendo procurado pela polícia (Foto: Divulgação/PCMS)

A Polícia Civil através da Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos (DERF) após uma intensa investigação prendeu na quinta-feira, 14 de Setembro, o criminoso que integra uma associação criminosa responsável por diversos furtos a residências, em Campo Grande (MS).

Investigações tiveram início a partir do registro de uma ocorrência onde um grupo de criminosos teria arrombado o portão de uma residência e subtraído cerca de R$450.000,00 em joias. Após o crime, o mesmo grupo teria realizado diversos outros furtos com as mesas características.

Durante o andamento das investigações, a equipe policial conseguiu constatar que o grupo é formado por mais de sete integrantes, tendo a finalidade de cometerem crimes de furtos a residência em conjunto. 

Em todos os crimes investigados, o grupo utilizou dois carros específicos, bem como o modus operandi que era o mesmo – o veículo parava em frente ou próximo ao portão da residência, um dos criminosos descia e com uma chave de fenda arrombava o portão social. Após o arrombamento, mais criminosos desciam do veículo e entravam na residência, sendo que um criminoso permanecia no veículo como motorista.

Dentro da residência, após terem arrombado portas ou janelas, o grupo procurava objetos de seu interesse pessoal, com alto valor e de difícil rastreamento. Em todos os furtos foi possível constatar a subtração de joias e relógios. Há poucos dias, a polícia também capturou um adolescente infrator que integra o mesmo grupo.

Em sua oitiva, o adolescente confessou integrar a associação criminosa, bem como confessou a sua participação em diversos furtos investigados, além de ter fornecido informações acerca dos outros integrantes do grupo.

Desta forma, a autoridade policial representou pela prisão preventiva dos criminosos identificados, sendo deferidos pelo Poder Judiciário. Logo, um dos suspeitos, um rapaz, de 20 anos, foi preso preventivamente e confessou integrar a associação criminosa e a prática dos furtos.

Dentre os mandados deferidos pelo Poder Judiciário está o de prisão preventiva de João Vitor dos Santos Lipu, de 23 de anos. De acordo com as investigações, João Vitor é um criminoso contumaz, possuindo mais de oitenta e dois registros de ocorrência, além de já ter sido condenado em duas ações penais e atualmente responde criminalmente em outros dez processos.

Por fim, a Polícia Civil informa que qualquer informação acerca do paradeiro de João Vitor poderá ser repassada à DERF através do número de telefone 3368-6600.

João Vitor possui tatuagem nas costas (Foto: Divulgação/PCMS)

Veja Também

Operação: PRF inicia fiscalizações durante feriado prolongado em MS

Polícia prende idoso condenado a mais de 18 anos de por estupro de vulnerável

Estudantes de Medicina são investigados em operação contra o tráfico de drogas

Homem é preso por descumprimento de medidas protetivas de urgência