Polícia de Sidrolândia prende 5 pessoas por furto de energia após flagrantes de 'gatos'
Vistoria dos padrões de energia ocorreu em mais de 7 imóveis que acabou sendo constatado as fraudes

A equipe da Delegacia Polícia Civil de Sidrolândia com apoio da Energisa deflagraram nesta sexta-feira (12) a operação para identificar fraudes em medidores de energia de residências e comércios.
Após a investigação do Núcleo Regional de Inteligência com dados da concessória de energia elétrica foram constatadas divergências de informações sobre o consumo de energia, razão pela qual as equipes policiais, peritos e de técnicos da Energisa foram aos imóveis para a vistoria dos padrões de energia elétrica de mais de 7 imóveis da cidade, no quais foram constatadas as fraudes pela perícia oficial.
Diante dos fatos, os moradores foram conduzidos à delegacia para os procedimentos cabíveis, sendo que 5 pessoas foram presas em flagrante delito pelo crime de furto de energia elétrica.
A relações Institucionais da concessionária, Denise Simões, lembra que o furto de energia pode configurar os crimes dos artigos 155 e 171, ambos do Código Penal brasileiro. Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestina que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.
Além disso, outro fator de importância é que grande parte do prejuízo com as fraudes é direcionado aos demais consumidores, que acabam arcando com parte do custo inerente à reposição das perdas decorrentes destas ligações clandestinas. As fraudes, mais conhecidas como “gato”, trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima que as fraudes no Brasil são gigantescas, representando mais do que 31,5 mil gigawatts, o que pode sustentar imóveis em grande parte do Estado do Mato Grosso do Sul. Desta maneira, para denúncia basta ligar no 0800722 7272.
Veja Também
Comerciante morre ao colidir carro em árvore do canteiro central
Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas