Polícia Civil cria núcleo para recuperar bens e enfraquecer o crime organizado
O objetivo é gerenciar e dar uma destinação eficiente aos bens apreendidos de criminosos

Foi publicado nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial do Estado a criação do Núcleo de Recuperação de Ativos (NURAT), que integrará a estrutura da Delegacia Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A portaria foi assinada pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, que nomeou o delegado Carlos Delano Gehring Leandro de Souza para liderar o novo núcleo.
Segundo o Delegado-Geral, a criação do NURAT atende uma demanda do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da SEJUSP/MS. O objetivo é gerenciar e dar uma destinação eficiente aos bens apreendidos de criminosos, fortalecendo a capacidade investigativa da Polícia Civil e desestabilizando financeiramente o crime organizado.
A formação do NURAT também marca a adesão da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul à Rede Nacional de Recuperação de Ativos (RECUPERA), uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A RECUPERA promove a identificação, apreensão, administração e destinação de ativos ligados a infrações penais, incentivando o compartilhamento de práticas e metodologias de investigação entre as Polícias Civis e a Polícia Federal.
Entre as justificativas para a criação do NURAT, destaca-se a necessidade de otimizar o uso dos bens apreendidos e sob custódia da Polícia Civil, garantindo que esses ativos tenham uma destinação adequada e contribuam para o combate ao crime no estado.
Veja Também
Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas
Polícia elucida execução brutal praticada por mascarados em Três Lagoas