Polícia

PMA não encontra indícios de presença de onça em bairro da Capital

Apesar da circulação de imagens do felino, nenhuma evidência concreta da presença do animal foi confirmada pela PMA, causando o alerta às fake news

|
Issel Chaia
Equipes seguem monitorando região da Vila Nasser após propagação de imagem de onça, possivelmente gerada por IA, ganhar repercussão. (Foto: Divulgação/PMA)

Após relatos de moradores e do compartilhamento de imagens da suposta aparição de onça, no Bairro Vila Nasser, a Polícia Militar Ambiental não encontrou indicativos da presença do felino, em Campo Grande.

Todavia, a área rural segue sendo monitorada, de acordo com o Subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Capitão Rocha, pelas equipes acionadas que realizaram vistoria em casas desabitadas e nas áreas de mata nas proximidades de cursos d'água.

Monitoramento na região vem sendo acompanhado por equipes da PMA e do Ibama, porém, nenhum indicativo da presença do felino foi encontrado. (Foto: Divulgação/PMA)

Ainda, conforme a assessoria da PMA, a população não precisa entrar em pânico, diante da averiguação, que não constatou nenhuma comprovação da presença do animal, como pegadas, pelos ou carcaças, até o momento.

Imagem que circulou em redes sociais pode ter sido fabricada por ferramentas de Inteligência Artificial. (Foto: Reprodução)

O alerta é para a propagação de desinformação, com a fabricação de imagens e vídeos por meio da Inteligência Artificial (IA), podendo atrapalhar os trabalhos das equipes, que seguirão em campo, em busca de vestígios reais.

Com a colaboração da comunidade é essencial para a segurança e sucesso nas investigações, sendo assim, confira as orientações fundamentais a seguir:

A PMA reforça que, "às vezes, as imagens podem até ser verdadeiras, mas são de outros casos que ocorreram em local/data/contexto distintos". Em caso de emergência, entre em contato com a PMA pelo número 190 ou pelo Disque Denúncia: (67) 9984-5013

Confira a galeria de imagens:
(Foto: Divulgação/PMA)
(Foto: Divulgação/PMA)
(Foto: Divulgação/PMA)
(Foto: Divulgação/PMA)
(Foto: Divulgação/PMA)

Veja Também

Caminhoneiro é preso com 150 mil maços de cigarros do Paraguai

PC realiza reconstituição de tentativa feminicídio em Dourados

Homem absolvido retira tornozeleira usada de forma ilegal

Empresário cai em golpe e perde quase R$ 30 mil