PMA leva ações ambientais a alunos de escolas rurais
Foram realizadas várias atividades incluindo o estande com animais taxidermizados
Depois de receber solicitação da Secretaria Municipal de Educação, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Coxim realizou palestras de Educação Ambiental em duas escolas rurais do município. Foram atendidos 200 alunos da escola Antônio Torquato da Silva, localizada no Distrito do Jauru. A mesma equipe havia atendido a 200 alunos da escola Wiilian Tavares de Oliveira no dia anterior, esta, também localizada na zona rural.
O foco das palestras foi a conservação do ambiente em equilíbrio, com destaque para as informações sobre fauna e flora local. As atividades aconteceram de forma lúdica, utilizando o estande de fauna, com animais silvestres taxidermizados (empalhados), para discutir os problemas relativos à fauna silvestre, exótica, doméstica e domesticada, tema solicitado pela Secretaria. No estande, os Policiais explicam as causas de os animais estarem mortos ali e não na natureza, como atropelamentos, caça, tráfico, manutenção em cativeiro, entre outros, bem como sobre a importância deles no equilíbrio ambiental e também sobre cadeia alimentar.
O objetivo de trabalhar a educação ambiental para crianças é fazer com que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas. Ao final da palestra, foi aberto espaço para as crianças debaterem sobre o assunto, havendo boa participação. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, seja fauna, flora e recursos hídricos, prejudica outros em cadeia, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.
Veja Também
Suspeitos de duplo homicídio prestam depoimento e são liberados
Mulher denuncia a própria irmã por incêndio em residência após discussão
Após comprar notebook por R$ 1,3 mil, homem é preso por receptação