Polícia

PM mantém vigilância em escola estadual após aviso de massacre

Frases escritas nos banheiros anunciaram ataques e direção acionou a polícia

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Polícia Militar (PM) realiza revistas, varreduras e mantém vigilância na Escola Estadual Blanche Dos Santos Pereira (e proximidades), no Jardim Tijuca, em Campo Grande (MS), nesta quarta-feira, 5 de Abril.  A força policial foi acionada após a direção da escola registrar boletim de ocorrência, na Polícia Civil, relatando ameaça de massacre no estabelecimento de ensino.

Contudo, nos trabalhos intensivos desta quarta-feira, a PM não localizou nenhum objeto que pudesse ser usado em um eventual ataque ou mesmo identificou algum suspeito. "Até o momento não foi localizado nenhum objeto ou pessoa que possa cometer tal fato denunciado. Porém continuamos vigilantes e acompanhando o evento", informou a PM em nota encaminhada ao Diário Digital.

Conforme o registro policial, alguém escreveu no banheiro masculino dos estudantes a expressão “massacre 05/04/2023”, sendo que imediatamente o diretor pediu para ser apagado. Porém, na data 31/03/2023 foi escrita a mesma frase no banheiro feminino dos estudantes.

Assim, diante do relato, a Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, por meio das equipes do Programa "Escola Segura, Família Forte", fez contato com a direção da escola e na sequencia colocou em prática uma operação para garantir a segurança da comunidade escolar.

Na entrada dos alunos, foram feitas revistas dos materiais que os estudantes carregavam consigo dentro das mochilas, a fim de localizar possíveis instrumentos com potencial ofensivo (armas brancas e de fogo).

Houve também varredura dentro e fora da escola a fim de localizar algum objeto que possa ser usado para o fim da denúncia.  Uma viatura do Programa permaneceu na área com abordagens nas proximidades a pessoas e veículos suspeitos.

Secretaria de Educação - A Secretaria Estadual de Educação, a SED, informou que a referida unidade escolar relatou o ocorrido e, como parte do Protocolo da Rede Estadual de Ensino, realizou contato com os órgãos de segurança para reforço do policiamento nesta quarta-feira. 

“A Secretaria de Estado de Educação está ciente do caso e acompanha os desdobramentos por intermédio da Coordenadoria de Gestão Escolar (Coges)”, disse em nota encaminhada ao Diário Digital 

Vale mencionar que esta não é a primeira vez que a escola é alvo de ameaça de ataque, o mesmo ocorreu no ano passado, em meados de Maio. A unidade escolar é responsável por atender cerca de 1.5 mil estudantes, matriculados em turmas de Ensino Fundamental e Médio.

Além da Escola Blanche dos Santos Pereira, ao menos outras três unidades escolares da rede estadual também já registraram situações parecidas com mensagens ameaçadoras deixadas nas paredes em 2022.

(Notícia ampliada às 17h50 para inclusão da nota da SED)

Veja Também

Polícia pede ajuda da população para localizar autores de latrocínio

Funcionário de confiança que furtava eletrônicos é descoberto e preso

Durante o feriado de Natal, 49 pessoas ficaram feridas e 4 morreram nas rodovias do MS

Policia Civil alerta população sobre perigos dos crimes virtuais no Estado