PF cumpre mandados por trabalho análogo a escravidão em MS
Deflagrada nesta terça-feira, operação Crhytós tem como objetivo combater o trabalho análogo a escravidão


Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, cumpriu sete mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Também foi determinada a ordem de sequestro de bens no valor de R$ 20 milhões, no âmbito da Operação Chrysós, que tem como foco o combate ao trabalho análogo à escravidão.
De acordo com as investigações, uma organização criminosa transnacional atuava no aliciamento de trabalhadores paraguaios, recrutados por meio de contatos estabelecidos no país vizinho. As vítimas eram trazidas ao Brasil por via terrestre, entrando pela cidade de Guaíra (PR), e então levadas até uma fábrica clandestina de cigarros no município de Ourinhos (SP).
Na unidade ilegal, os trabalhadores permaneciam confinados, sem qualquer contato com o mundo exterior. Dormiam em alojamentos precários e insalubres, e eram submetidos a jornadas de trabalho exaustivas e contínuas, em condições degradantes.
A estimativa é de que a capacidade de produção da fábrica alcançasse cerca de 60 mil maços de cigarro por dia.
Veja Também
Ex-marido arremessa moto contra ex-mulher e é preso
Dupla presa pelo roubo a motorista de aplicativo em Naviraí
Quarto envolvido em latrocínio contra professor é preso
Após crime brutal, foragido de Alagoas é preso em Brasilândia