Para barrar o aumento de feminicídios Deam vai à "caça" de agressores
Em 2024 9 mulheres foram mortas pelos seus companheiros na Capital

A Polícia Civil, por meio do Núcleo Institucional da Cidadania, deu início à Operação Aurora nesta quarta-feira (18), em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. A operação tem como objetivo cumprir diversos mandados de prisão e busca e apreensão, em resposta a crimes de violência doméstica e tentativas de feminicídio.
A ação foi deflagrada devido ao aumento nos casos de feminicídios consumados. Ao todo, foram expedidos mais de 50 mandados, resultando na prisão de 23 pessoas e na realização de 33 buscas em todo o estado. Na capital, ocorreram 9 feminicídios consumados e 17 tentativas.
De acordo com a Delegada Elaine Benicasa, em 2023 foram registrados 29 feminicídios consumados. Já em 2024, houve um aumento no número de casos, mas, por outro lado, observou-se uma redução nos feminicídios tentados. A Delegada explicou que, ao analisar esses números, nota-se uma queda no total de ocorrências. “ Se nós formos nos debruçar a isso, perceberemos que tivemos uma queda geral. Porque o que diferencia um crime tentado para o consumado, são circunstancias em que a vítima e encontrada durante a ocorrência” relatou a Delegada.
Ela também destacou que os autores de feminicídios possuem características específicas, o que exige ações preventivas, como programas de reeducação, além de políticas públicas voltadas para a reabilitação e prevenção, com apoio conjunto da Polícia Civil e do Governo do Estado.
A Operação Aurora mobiliza mais de 50 policiais em todo o estado, com o apoio da DEFURV e da DEPAF em Campo Grande, para a realização dessa ação.
Veja Também
Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas
Polícia elucida execução brutal praticada por mascarados em Três Lagoas