Pai de bebê de 4 meses que caiu do 3° andar será indiciado por abandono material
A pequena que estava sozinha com os irmãos de 7 e 3 anos no apartamento segue internada na Santa Casa


A mãe da bebê de 4 meses que caiu da janela do terceiro andar passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (14) e foi liberada, no entanto, ela vai responder pelo crime de abandono de incapaz, qualificado pela lesão corporal grave. Além dela, o pai vai responder por abandono material.
Durante à noite de terça-feira (12), a criança foi deixada sozinha pela própria mãe com os irmãos de 7 e 3 anos no apartamento que fica localizado no bairro Aero Rancho, na Capital. Conforme as informações policiais, a irmã mais velha estava cuidando da bebê e no momento em que tentava acalmá-la, a levou para cama. Neste momento, ela ficou próximo da janela que fica na parede e se desequilibrou e, caiu no térreo.
Em entrevista ao Diário Digital, a delegada da Delegacia Esp. de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Nelly Macedo, informou que diante dos fatos, os pais das três crianças vão responder por abandono material, pois, não estão pagando pensão. Inclusive, a irmã mais velha não estava frequentando a escola desde o início do ano e por conta disso o Conselho Tutelar foi acionado.
"A vítima trabalha na feira central, até tarde da noite. A criança estudava pela manhã e nem sempre dava tempo de leva-la. A mãe tentou mudar a criança para o período vespertino, mas não permitiram. Sendo assim, ficou inviável. Porém, no dia dos fatos, ela estava de licença maternidade, precisou sair e deixou a bebê dormindo e pensou que a criança não acordaria", esclareceu a delegada.
Indagada sobre a situação da casa insalubre, Nelly esclareceu que não foi ao local. Contudo, a narrativa dos autos é de que a casa estava suja, mas não necessariamente insalubre. "Pensar que uma mulher sozinha, com uma bebê de 4 meses e mais duas crianças conseguiria manter a casa impecável é complicado".
"Desta forma, estamos investigando os pais para saber se a irresponsabilidade deles perante os filhos. E, com a mãe em liberdade, temos um prazo maior para cumprir as diligências. Então, vamos ouvir as testemunhas faltantes, intimaremos os pais e aguardaremos os laudos", finalizou a delegada da DEPCA.
O caso – Por conta da queda, a mãe das crianças foi avisada e teve ajuda de moradores para levar a bebê ao Hospital Regional. Mas, devido à gravidade, ela foi transferida para Santa Casa, onde segue em estado grave. A assessoria da unidade informou que não pode passar informações, pois, teve autorização da família.
Já outros filhos foram levados pelo Conselho Tutelar de Campo Grande. Vale destacar que a escola da menina de 7 anos, já havia acionado o órgão pelas faltas da mesma para cuidar dos irmãos mais novos e nada havia sido feito.
Em seguida, a Polícia Militar e a Civil foram acionadas e conseguiram localizar a mãe e a prender em flagrante. O delegado que atendeu o caso, Gabriel Desterro relatou que as crianças estavam sozinhas na residência no momento do acidente. Além disso, as testemunhas ouvidas relataram que era frequente a situação de serem deixadas sozinhas na casa.
A pequena continua internada na Santa Casa da Capital, mas não tem risco de morte. Diante dos fatos, o inquérito policial já foi instaurado na DEPCA.
Veja Também
Homem morre em confronto com polícia após denúncia de violência
Polícia apreende drogas, cigarros e arma no Tarsila do Amaral
PRF apreende em menos de 24 horas uma tonelada de cocaína no MS
Quatro dos seis presos que fugiram da 1ª Delegacia de Ponta Porã já foram recapturados
