Polícia

Operação "Silent Hill" prende nove pessoas

Polícia Civil apreendeu dinheiro e diversas armas

|
Redação
Operação foi coordenada pela DEFRON e contou com a presença de 39 equipes da Polícia Civil (Divulgação/PCMS)

A Polícia Civil deflagrou a operação “Silent Hill”, que visa combater organizações criminosas com ramificações nos Estados do RS, SC, PR, MS e SP. A ação foi desenvolvida no âmbito da Operação SULMSSP e resultou na prisão em flagrante de nove pessoas e apreensão de diversas armas, droga, aparelhos eletrônicos e dinheiro. Operação aconteceu nesta terça-feira, dia 07. 

De acordo com as informações levantadas, entre os meses de janeiro e março de 2023 uma sequência de homicídios e tentativas de homicídio geraram tensão na cidade de Amambai-MS, o que causou sensação de insegurança na população. Com isso, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) da Polícia Civil realizou um trabalho de investigação, e identificou traços de atuação de duas organizações criminosas distintas vindo a aprofundar as apurações em relação aos envolvidos e as atividades das organizações.

Foi constatada a prática de crimes como tráfico de drogas, inclusive com a utilização de armas de fogo e a contratação de pessoas armadas para que praticassem homicídios contra seus rivais. As investigações identificaram que a causa dos homicídios era a disputa de controle de pontos de venda de drogas pelas organizações criminosas que atuam naquele município, com ramificações em outros Estados da Federação. Desse modo, na manhã de terça-feira, a DEFRON realizou a operação policial que visava reprimir essas organizações criminosas, ocorrendo o cumprimento de mandados de busca e apreensão e a prisão em flagrante de pessoas que estavam infringindo a lei.

Ao todo foram empregadas 49 viaturas (Divulgação/PCMS)

A Operação foi coordenada pela DEFRON e contou com a presença de 39 equipes da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, oriundas do DPI, DPC DPE, 4 equipes do DOF, apoio aéreo do helicóptero da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Mato Grosso do Sul, contando também com a participação da Polícia Civil do Paraná (cidade de Toledo), Polícia Civil de Santa Catarina (cidade de Xaxim) e Polícia Civil de São Paulo (cidade de São José do Rio Preto). Ao todo foram empregadas 49 viaturas e mais de 200 policiais envolvidos.

Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão nas cidades de Amambaí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Tacuru, Dourados, Xaxim-SC, Toledo-PR, e São José do Rio Preto/SP. Preliminarmente foram apreendidos diversos aparelhos celulares e dispositivos eletrônicos, entorpecentes, três revolveres (calibre 32 e 38), duas pistolas calibre 9mm, três fuzis (calibre 22 e 9mm), diversos documentos, joias, quase três milhões em folha de cheque e cerca de 32 mil reais em dinheiro. Foram registrados cinco autos de prisão em flagrante, resultando na prisão de nove pessoas, por porte e posse de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito e tráfico de drogas.

Agora a investigação prossegue e todo o material apreendido será analisado visando identificar novos envolvidos. O nome da operação faz referência à série de jogos eletrônicos onde a pacata cidade fictícia de Silent Hill é dominada por criaturas do submundo durante a noite e a trama se desenvolve com o personagem principal descobrindo as circunstâncias e as causas da presença daquelas criaturas, com a participação de algumas pessoas da sociedade, nos mesmos moldes do que vinha ocorrendo no município de Amambai/MS.

(Informações da assessoria de imprensa da PCMS)

Veja Também

Motorista embriagado mata criança de 10 anos em MS

Confusão acaba com jovem esfaqueado em Nova Andradina

“Agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele”, diz pai que perdeu filho em acidente

Na véspera de Natal, dois homens são mortos a tiros em Corumbá