Diário Digital
 
Polícia

Operação retira 650 celulares em presídios do país

Denominada "Mute", divulga resultado da 8ª fase realizada em 133 prisões em todo o Brasil

|
Redação
AddThis Website Tools
Está é considerada a maior operação realizada pela SENAPPEN no combate ao crime organizado. (Foto: Divulgação/Senappen)

Durante revistas em 133 estabelecimentos prisionais do país, a 8ª fase da Operação Mute, deflagrada na segunda (30/06), apreendeu 650 aparelhos celulares que, somadas as oito fases retiraram 6.924 celulares para comunicação ilícita no interior de prisões no país. A Mute é realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em conjunto com policiais penais e administrações penitenciárias dos estados e do Distrito Federal.

Foram mobilizados 4.321 policiais penais estaduais e federais, que realizaram vistoria em 5.107 celas prisionais. Houve operações de recaptura pelos policiais penais como sendo 15 foragidos recapturados. Está é considerada a maior operação realizada pela SENAPPEN no combate ao crime organizado, pelas 27 unidades federativas participantes, quantidade de agentes penais federais e estaduais envolvidos e unidades prisionais estaduais revistadas.

Mesmo com o foco em recolher celulares, a Operação Mute também combate demais ilícitos e objetos proibidos em prisões. Com o trabalho conjunto de revistar celas, ocorreram apreensões ao longo das oito fases, como exemplo, R$ 26 mil em uma única cela, sete quilos de maconha em uma unidade prisional, bilhetes, 87 balanças de precisão, três armas de fogo, quatro artefatos explosivos, facões, dois videogames e até estimulante sexual. Além disso, foram identificadas grades cerradas e um túnel para fora de um dos presídios.

Resultados da 8ª fase da Operação Mute:

Confira o vídeo publicado nas redes sociais da SENAPPEN com o resumo desta operação:

Veja Também

Vídeo: Avô é preso em Campo Grande acusado de estuprar a neta de 8 anos

“Saímos por medo” relata vizinha de loja de calçados destruída por fogo na Gury Marques

Homem confessa à mãe que matou companheira e enterrou o corpo

Homem é preso por manter esposa grávida em cárcere privado e ameaçá-la de morte