Polícia

Operação retira 650 celulares em presídios do país

Denominada "Mute", divulga resultado da 8ª fase realizada em 133 prisões em todo o Brasil

|
Redação
Está é considerada a maior operação realizada pela SENAPPEN no combate ao crime organizado. (Foto: Divulgação/Senappen)

Durante revistas em 133 estabelecimentos prisionais do país, a 8ª fase da Operação Mute, deflagrada na segunda (30/06), apreendeu 650 aparelhos celulares que, somadas as oito fases retiraram 6.924 celulares para comunicação ilícita no interior de prisões no país. A Mute é realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em conjunto com policiais penais e administrações penitenciárias dos estados e do Distrito Federal.

Foram mobilizados 4.321 policiais penais estaduais e federais, que realizaram vistoria em 5.107 celas prisionais. Houve operações de recaptura pelos policiais penais como sendo 15 foragidos recapturados. Está é considerada a maior operação realizada pela SENAPPEN no combate ao crime organizado, pelas 27 unidades federativas participantes, quantidade de agentes penais federais e estaduais envolvidos e unidades prisionais estaduais revistadas.

Mesmo com o foco em recolher celulares, a Operação Mute também combate demais ilícitos e objetos proibidos em prisões. Com o trabalho conjunto de revistar celas, ocorreram apreensões ao longo das oito fases, como exemplo, R$ 26 mil em uma única cela, sete quilos de maconha em uma unidade prisional, bilhetes, 87 balanças de precisão, três armas de fogo, quatro artefatos explosivos, facões, dois videogames e até estimulante sexual. Além disso, foram identificadas grades cerradas e um túnel para fora de um dos presídios.

Resultados da 8ª fase da Operação Mute:

Confira o vídeo publicado nas redes sociais da SENAPPEN com o resumo desta operação:

Veja Também

Comerciante morre ao colidir carro em árvore do canteiro central

Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá

PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas