Operação policial realiza inspeção em prisões do MS
Objetivo é desarticular a comunicação entre membros de facções criminosas, afim da redução da violência nas ruas

A 8ª fase da Operação Mute, mobilização coordenada em todas as penitenciárias do Brasil, seguem com inspeções nesta semana em unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.
A ação, liderada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o intuito de desarticular a comunicação entre membros de facções criminosas, afim da redução da violência nas ruas.
No Mato Grosso do Sul, a Operação é conduzida pela Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e pela Diretoria de Operações (DOP) da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), com apoio tático do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e acompanhamento de um representante da Senappen.
O início das ações aconteceram nesta segunda-feira (30/06), com vistorias programadas no Instituto Penal de Campo Grande.
Os policiais penais realizam durante a operação revista em celas e pavilhões, com foco de localizar e apreender celulares - ferramenta comumente usada para articulação dos criminosos fora das prisões. A ação é importante para a estratégia da inteligência penitenciária afim de prevenir e enfrentar o crime organizado.
Com expectativa de, ao longo das ações na semana, que o controle sobre comunicações proibidas seja mais efetiva. A operação também coloca em evidência a atuação integrada entre os entes federativos no enfrentamento ao crime.
A Operação Mute se consolida como uma das mais importantes estratégias no combate ao crime em penitenciárias no país, com impacto direto na dinâmica das facções criminosas e com a ampliação da segurança da população.
Veja Também
Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável
Mulher é morta pelo ex-marido a golpes de faca
Comerciante morre ao colidir carro em árvore do canteiro central