Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
Durante a ação, três suspeitos foram detidos e autudos por receptação qualificada e exercício ilegal de atividade


A Polícia Civil e a Militar deflagraram na manhã desta quarta-feira (2) a Operação "Mão de Ferro" visando reprimir crimes de furto e receptação de fios metálicos, fiscalizar estabelecimentos que comercializam esses materiais e orientar os proprietários sobre a legislação vigente, em Três Lagoas.
Durante a fiscalização realizada em diferentes regiões da cidade, foram localizados quase 500 quilos de fios de alumínio sem comprovação de origem lícita. O material estava em um estabelecimento no bairro Carioca. Em seguida, o responsável foi conduzido à sede da Seção de Investigações Gerais (SIG), onde foi autuado por receptação qualificada e exercício ilegal de atividade.
Além dele, outros dois suspeitos também foram detidos pelo crime de receptação. Com eles, foram apreendidos aproximadamente 15 quilos de fios de cobre. Inclusive, a operação contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, que disponibilizou servidores das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, que atuaram na fiscalização da regularidade dos estabelecimentos e no cumprimento da legislação ambiental.
Diante disso, as forças de segurança alertam que a aquisição de fios metálicos ou de qualquer outro material sem comprovação de origem lícita pode configurar crime de receptação, com penas que variam de um a oito anos de prisão. Também reforçam a vigência da Lei Municipal n.º 3.791/2021, que proíbe a comercialização de cobre, alumínio e similares sem origem comprovada, prevendo penalidades administrativas e, em alguns casos, responsabilidade criminal.
Veja Também
Sete crianças são resgatadas em situação de abandono no interior de MS
Organização criminosa é alvo de mandados de prisão e busca em MS
Carreta que seguia para MT é apreendida com 200 pneus na MS-156
PMA flagra exploração ilegal de madeira em área de reserva legal de assentamento
