Diário Digital
 
Polícia

'Motivação do crime foi fútil', diz polícia sobre tiros em conveniência

Valdinei Lima Ferreira que matou um homem e deixou outro paraplégico se entregou às autoridades

|
Marina Romualdo
AddThis Website Tools
Delegado titular da 5ª DP Gustavo Bueno durante a coletiva de imprensa (Foto: Geovanni Gomes)

Valdinei Lima Ferreira de 30 anos de idade se entregou à Polícia Civil nesta quarta-feira, 22 de Dezembro. Ele é acusado de matar André de Freitas Santos, de 27 anos, e deixar Paulo Sérgio de Oliveira Santos de 28 anos, paraplégico. O crime foi praticado por ciúmes em uma conveniência no Bairro Paulo Coelho Machado, em Campo Grande (MS), na sexta-feira passada, dia 17.

Na coletiva à imprensa, o delegado titular da 5ª DP, Gustavo Bueno disse que o acusado se apresentou acompanhado de dois advogados. "Nas investigações, recebemos vídeos das testemunhas durante a prestação de socorro das vítimas. E, desde início, entendemos que a motivação do crime era fútil. A Polícia Civil praticamente esclareceu o caso, porém, será preciso realizar algumas diligências que são: analisar as imagens para saber se o acusado estava sozinho na motocicleta no momento do crime e quantos disparos foram realizados".

Sem antecedentes criminais, Valdinei se mostrou arrependido no depoimento que durou 2h, nesta manhã (22). "De acordo com o relato, o que motivou o crime foi por ver o cenário da sua esposa com os dois rapazes. Na primeira ida a conveniência, ele teria tido uma discussão com uma das vítimas após tentar levar sua esposa embora. Em seguida, voltou para sua residência e pegou a arma de fogo. Ao retornar, chegou atirando. Além disso, ele contou que foram apenas dois disparos de arma de fogo e que não sabia que o outro tiro, tinha atingido uma das vítimas", esclareceu o delegado.

A arma de fogo utilizada no crime é um calibre 38, é ilegal e foi entregue para polícia. A motocicleta também está com a equipe policial para passar por análises. Conforme o delegado, por existir mais diligências a prisão preventiva do acusado ainda não foi pedida.

Valdinei irá responder por homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio qualificado, pois, dificultou a resistência das vítimas. "Nesses tipos de crimes, nós tentamos amenizar os efeitos nas famílias. A Polícia Civil fez um bom trabalho e a 5°DP não mediu esforços para os esclarecimentos", finalizou o delegado Gustavo.

Valdinei Lima Ferreira de 30 anos confessou o crime na manhã desta quarta-feira
(Foto: Reprodução/Rede Social)

Ao se entregar na delegacia – Ao falar com a reportagem do Diário Digital, um dos advogados de Valdinei, Alan Patrick D'elia de Moura disse que seu cliente se apresentou para contar a versão dele dos fatos. " No dia do crime, ele teria ficado muito nervoso após ir buscar a esposa na confraternização no Bairro Paulo Coelho Machado. Ele não nega de ter cometido o crime, nada justifica o que aconteceu, e ele está a disposição da justiça", reforçou advogado.

Conforme a defesa do acusado, Valdinei Lima Ferreira agiu sozinho e não tinha ninguém na motocicleta como dizem." Antes do crime o casal havia discutido, nada que explica o crime, mas a briga justifica o fato", disse . Alan Patrick afirma ainda que a mulher envolvida, era sim de fato esposa do suspeito e não ex- mulher como falam. " Meu cliente teria retornado na conveniência para buscar a esposa que estava conversando com a vítima André de Freitas, momento que aconteceu os disparos", finalizou.

O crime – O ex-marido da mulher que estava na companhia de dois amigos é o principal suspeito de matar por ciúmes, André de Freitas Santos e ferir Paulo Sergio de Oliveira Santos, que segue internado na Santa Casa de Campo Grande (MS). O crime ocorreu na última sexta-feira (17) em uma conveniência localizada no bairro Paulo Coelho Machado na Capital.

As vítimas foram encontradas caídas no chão do estabelecimento. O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizaram massagem cardíaca e tentaram reanimar André de Freitas, mas ele não resistiu. Já Paulo Sérgio, foi atingido com dois tiros pela arma de fogo na região escapular esquerda.

De acordo com a assessoria do hospital, ele foi avaliado pela equipe da neurocirurgia devido ao trauma raquimedular importante (paraplegia), mas segue em tratamento conservador.

Conforme o Boletim de Ocorrência, a mulher contou que estava com os rapazes para comemorar o término do curso de eletricista encerrado na sexta-feira. Eles estavam no local desde 17h, quando seu ex-marido entrou na conveniência e não gostou de vê-la na companhia dos amigos.

Após ver a ex-mulher, o autor foi embora e ao retornar, chegou atirando com arma de fogo contra os dois rapazes. Em seguida, o suspeito fugiu em uma CG Honda de cor vermelha.

O local do crime passou por perícia. O caso segue sendo investigado.

Veja Também

Imagens mostram ação de bandidos do Gol branco furtando diversas residências na Capital

Capixaba executado em Paranhos havia enviado drogas seis dias antes de ser morto

Servidores da Agraer, empresários e fazendeiros são acusados de apropriação ilegal de terras públicas

Homem condenado a 70 anos de prisão por crimes sexuais