Diário Digital
 
Polícia

Justiça decreta prisão preventiva de PM envolvido com tráfico de drogas em MS

Sargento, Laércio Alves dos Santos, foi preso na sexta-feira (21) durante a operação Choque na Capital

|
Marina Romualdo
AddThis Website Tools
O 2° sargento da PMMS, Laércio Alves dos Santos, foi preso em flagrante e negou o crime (Foto: Divulgação)

O 2° sargento da Polícia Militar, Laércio Alves dos Santos, que foi preso em flagrante na última sexta-feira (21) por envolvimento ao tráfico de drogas, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Mato Grosso do Sul. A audiência de custódia ocorreu no domingo (23), em Campo Grande.

De acordo com a decisão, a juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna entendeu que se trata de um possível crime de associação para o tráfico de drogas, haja vista as circunstâncias fáticas narradas no inquérito policial. "Logo, é imprescindível a realização de novas diligências pela autoridade policial para individualizar a participação de cada integrante na associação criminosa, inclusive a possibilidade de envolvimento de demais pessoas. Assim, o(a)autuado(a) deverá permanecer preso(a) cautelarmente de modo a assegurara continuidade das investigações criminais".

“A gravidade da conduta do autuado se eleva sobremaneira, ante seu dever de preservação da ordem pública, e, portanto, sua inobservância, assim como o ferimento a preceitos morais e éticos vinculados à conduta do policial militar, importam até mesmo na indignidade do cargo", informa o documento.

Conforme divulgado pelo Diário Digital, Laércio Alves dos Santos, que está preso, e o cabo, Almir Figueiredo Barros Júnior, que morreu durante a troca de tiros com a equipe do Batalhão de Choque na última sexta-feira (21) são apontados como integrantes de uma quadrilha de traficantes. Um civil, Jorcinei Júnior Sabala Gil da Silva, também morreu no confronto.

Na data, os policiais do Choque receberam uma denúncia de que o caminhão com droga chegaria na Capital pela BR-262 e, que a carga com 90 quilos de maconha seria roubada por um grupo rival. Quando o caminhão de cor azul chegou na Rua Barra dos Bugres, os ocupantes do carro sinalizaram para que o veículo estacionasse. Em seguida, o caminhoneiro foi retirado do caminhão e colocado em um carro sedan, de cor branco.

Já a carga foi conduzida por outra pessoa e escoltado pelo veículo Toyota Corolla – que pertencia ao Laércio. Eles seguiram para uma chácara na Vila Romana. No local, os suspeitos passaram a cortar a lateria do caminhão e foi neste momento que ocorreu a abordagem policial. Eles correram para um matagal, quando tentaram reagir e, neste momento, o policial Almir e Jorcinei foram alvejados.

Com eles, a polícia apreendeu duas armas de fogo. Já o sargento, Laércio, foi localizado próximo a BR-262 e acabou sendo preso. Ele se negou estar envolvido no crime, mas não soube explicar o que o veículo dele estava fazendo na chácara. Em relação aos outros integrantes, fugiram do local. Inclusive, a PMMS acredita que o motorista do caminhão também faz parte da quadrilha, pois, fugiu do local.

Durante as diligências, foi encontrado mais de 90 quilos de maconha no compartimento do caminhão, estepe e nos pneus. Diante disso, o setor de criminalista da polícia está apurando se no veículo possuí também porções de cocaína

Veja Também

Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande

Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação

Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio

Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre

AddThis Website Tools