Indígena Guarani e Kaiowá é baleado em aldeia Amambai
Identificado apenas como Vitorino foi atingido no braço e na perna
O indígena Guarani e Kaiowá identificado apenas como Vitorino foi surpreendido com diversos disparos de arma de fogo na entrada da aldeia Guapo'y Amambai (MS).
As primeiras informações são de que a vítima estava conduzindo uma caminhonete de cor preta, quando o veículo foi alvejado a tiros. No automóvel foi encontrado 15 perfurações de bala.
Vitorino foi atingido por dois disparos no braço e outro na perna e encaminhado para o Hospital Regional de Amambai para o atendimento médico. Ele não corre risco de morte e segue internado.
Os indígenas pedem justiça, segurança e a investigação federal com urgência. Em contato com a Polícia Militar, o órgão preferiu não se posicionar, porém, informou que o crime pode ter relação com a eleição que ocorreu no último final de semana.
(Vídeo: Reprodução)
Eleições – No domingo (31) ocorreu a eleição extraordinária do novo capitão (espécie de líder político das reservas indígenas) da Aldeia Amambai.
Nos últimos meses houve diversos conflitos na aldeia por motivos de disputa de lideranças e ocupação de propriedade rural na região foi estabelecida eleição para eleger um novo 'capitão'.
A Polícia Federal planejou, coordenou e realizou a segurança do pleito, para zelar pela incolumidade física de toda comunidade indígena, de modo a garantir o livre exercício do voto, e a segurança das autoridades presentes, durante a votação e a contagem dos votos.
Mais de 70 policiais, entre Policiais Federais, Policiais Militares e Força Nacional de Segurança Pública, participaram da ação, tanto no policiamento ostensivo, rondas periódicas, eliminação de obstruções e manifestações, manutenção da ordem, como também na orientação e no controle do fluxo de acesso ao local de votação.
Aproximadamente 9 mil indígenas, dos quais pelo menos a metade com direito à voto, vivem na Aldeia. Durante todo o dia indígenas se dirigiram ao local da votação, que se encerrou às 16h, dando início à contagem dos votos.
Veja Também
Primeira audiência acontece dois anos após tatuador ser atacado com soda cáustica
Motorista de carro que caiu em lagoa teria ingerido bebida alcoólica, segundo familiares
Em Bonito, dois balneários foram autuados pela PMA por superlotação