Homem é preso com mudas de planta rara que levaria para Bolívia
De Corumbá, suspeito transportar mudas de barco pelo Rio Paraguai até a Bolívia

Com informações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis) de Corumbá, a Polícia Federal prendeu um homem que transportava 28 mudas de uma espécie de planta rara e em extinção no Brasil para a Bolívia.
Após a denúncia, a Polícia Federal foi informada que o suspeito do estado do Espírito Santo teria vindo de avião de São Paulo para Campo Grande, na noite de terça-feira (13), transportando as mudas.
Segundo investigação, no dia seguinte, o homem alugaria um veículo para ir até Corumbá (MS), onde encontraria uma mulher que lhe daria suporte para transportar as mudas de barco pelo Rio Paraguai até a Bolívia.
Como as fronteiras entre o Brasil e a Bolívia por Mato Grosso do Sul estão fechadas por conta da pandemia foi possível identificar o homem pegou um voo com destino a Rio Branco (AC).
Com o apoio da Polícia Federal no Acre, foi realizada a abordagem do suspeito no aeroporto de Rio Branco. Em sua bagagem foram encontradas 28 mudas de antúrios (Philodendron spiritus-sanci), espécie nativa e endêmica do estado do Espírito Santo. Por ser uma planta extremamente restrita, essa tem sido almejada por muitos colecionadores de plantas ornamentais gerando pressão sobre à espécie, segundo informado pela polícia.
O preso foi atuado em flagrante pela prática de crime ambiental. Ele informou aos policiais que o plano era seguir com os espécimes até a Bolívia e que retornaria com o pagamento em dólar não declarados.
As plantas apreendidas serão encaminhas para o Jardim Botânico no Rio de Janeiro (RJ).
Veja Também
Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas
Polícia elucida execução brutal praticada por mascarados em Três Lagoas