Homem é preso após denúncia de que iria enterrar cachorro ainda vivo no quintal
Animal foi desamarrado por vizinha, mas morreu pouco depois na garagem da casa dela


Policias da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) prenderam na tarde desta terça-feira (11), um homem de 58 anos, que planejava enterrar seu cachorro vivo, no quintal de uma casa no bairro Santa Emília, em Campo Grande.
O animal estava bastante debilitado, aparentava desnutrição e, segundo relatos, vivia amarrado a uma corda todo o tempo, no quintal da casa. Pouco depois de ser resgatado por uma vizinha, ele morreu.
Ao chegar no local da denúncia, os investigadores encontraram um pequeno buraco, onde tudo indica que seria a cova rasa feita pelo morador. O preso negou que iria enterrar o cão ainda com vida.
Segundo o delegado titular da Decat, Maércio Barbosa, o morador costumava acolher animais de rua, mas os deixava amarrados do lado de fora do terreno, sem alimentação ou cuidado.
“Os vizinhos relataram que o suspeito tem essa prática de recolher os animais há dois ou três anos e mantê-los nesta situação degradante, de sofrimento, sem dar o mínimo de assistência. Com o tempo, eles acabam adoecendo e morrendo. Incomodados com a situação, os moradores fizeram a denúncia”, disse o delegado.
Ele disse à polícia que cavou o buraco apenas para enterrar as fezes do animal. Na casa foi encontrado outro cachorro vivendo nas mesmas condições de maus-tratos, preso no quintal. Ele foi regatado, encaminhado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) onde vai passar por uma triagem e depois será encaminhado a um lar adotivo temporário.
Já o dono dos animais foi encaminhado para a Decat, onde será indiciado pelo crime de maus-tratos com pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa, e proibição da guarda, além de poder ser aumentada de 1/6 a 1/3 da pena em caso de morte do animal.
(Matéria editada para acréscimo de informações, às 16h15)
Veja Também
Vídeo: Idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias morre na Santa Casa
Polícia cumpre mandado de prisão relacionado a homicídio em Dourados
Motociclista fica ferido após passar por quebra-molas em alta velocidade