Fiscalização intensiva identifica 100 fraudes diárias de energia em MS
Ações conjuntas da Energisa e Polícia Civil buscam coibir furtos e proteger a rede elétrica
A Energisa, em parceria com a Polícia Civil, tem realizado ações diárias para combater furtos de energia e fraudes na medição elétrica em Mato Grosso do Sul. As operações, que abrangem os 74 municípios atendidos pela concessionária, detectam em média 100 fraudes por dia, com o uso de alta tecnologia para monitorar o consumo e identificar irregularidades.
Até o primeiro semestre deste ano, o número de casos de furto já é 60% maior que o total registrado no ano passado. A concessionária e a polícia utilizam investigações preliminares e análises detalhadas para identificar discrepâncias no consumo e agir de forma ostensiva contra fraudes.
Em uma das ações recentes, denominada Operação Quilowatt, realizada em Dourados, cinco pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo quatro autuadas em flagrante pelos crimes de furto de energia e estelionato, conforme previsto no Código Penal. No total, 33 estabelecimentos foram vistoriados em um único dia.
A fiscalização é conduzida conforme orientações da Aneel, que exige que as distribuidoras promovam ações contínuas para combater o uso irregular de energia elétrica. “Intensificamos as fiscalizações porque entendemos que rigor e disciplina são essenciais para reduzir os furtos de energia. Além de prejudicar a rede elétrica e aumentar o custo para os consumidores, o furto coloca vidas em risco”, afirma Jonas Ortiz, coordenador comercial da Energisa MS.
A empresa mantém um centro de monitoramento de fraudes, onde denúncias anônimas sobre consumo suspeito podem ser feitas pelos canais de atendimento da concessionária.
Serviços - Contatos da concessionária da energia:
site: energisa.com.br
whatsApp Gisa: (67) 99980-0698
aplicativo Energisa On
call center: 0800 722 7272
Veja Também
Polícia pede ajuda da população para localizar autores de latrocínio
Funcionário de confiança que furtava eletrônicos é descoberto e preso
Durante o feriado de Natal, 49 pessoas ficaram feridas e 4 morreram nas rodovias do MS
Policia Civil alerta população sobre perigos dos crimes virtuais no Estado