Detran-MS alerta sobre golpe envolvendo falsa emissão de CNH
Orientação é desconfiar de ofertas com valores muito abaixo do mercado e sempre consultar se a autoescola é credenciada no Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) alerta para um golpe que circula em grupos de WhatsApp, onde golpistas se passam por representantes de órgãos oficiais e oferecem facilidades ilegais para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os criminosos prometem a emissão do documento sem a realização de exames e etapas obrigatórias, mediante o envio de documentos pessoais e o pagamento de R$ 400. Em um caso identificado, o golpista se apresentou como servidor do Detran-SP, com identidade falsa.
O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, reforça que não há como obter a CNH fora dos trâmites legais — que incluem exames médicos e psicológicos, curso teórico, aulas práticas e prova de direção. Qualquer proposta fora disso é golpe.
A orientação é desconfiar de ofertas com valores muito abaixo do mercado e sempre consultar se a autoescola é credenciada no site meudetran.ms.gov.br. Além de perder dinheiro, quem utiliza documento falso pode responder criminalmente. Em caso de dúvida, procure uma agência do Detran-MS ou entre em contato pelos canais oficiais, como o WhatsApp da assistente virtual Glória: (67) 3368-0500.
Até o momento, não houve registro de vítimas no Estado. O Detran-MS reforça seu compromisso em alertar a população contra fraudes.
Veja Também
Comerciante morre ao colidir carro em árvore do canteiro central
Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas