Polícia

Defesa entrega passaporte de Jair Bolsonaro em Brasília

Apreensão do documento faz parte da operação da PF que investiga os atos extremistas do 8 de Janeiro

|
Marina Romualdo
Bolsonaro estava em casa no Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo da operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira (8), tinha 24 horas para entregar o passaporte. A defesa do ex-presidente entregou o passaporte no fim da manhã, em Brasília (DF).

A determinação da apreensão foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, e faz parte da operação da PF (Polícia Federal) que apura uma suposta organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder.

O Portal R7 apurou que a PF foi à casa do ex-presidente em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde apreendeu o celular de Tércio Arnaud, um dos ex-assessores dele. Os agentes informaram sobre a determinação da apreensão do documento, que não estava na residência.

Ao blog do Nolasco, o ex-chefe do Executivo falou sobre a operação e voltou a afirmar que se sente "perseguido". Sem citar o nome de Moraes, ele disse que "um cara quer dar um jeito de justificar o que ele colocou na cabeça, que houve tentativa de golpe".

Além de Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e os ex-ministros Braga Netto (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).

Ao todo, os agentes cumprem 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.

Veja Também

Motorista bate em carro estacionado e foge empurrando o próprio veículo; veja vídeo

Assassino se entrega, confessa crime e fica preso

Homem é executado a tiros em frente à residência em Corumbá

PF prende jovem por tráfico de drogas em Corumbá