Polícia

Defesa Civil fará teste de alerta em celulares no próximo sábado (27)

Campo Grande foi escolhida para participar de um projeto nacional da Defesa Civil que busca salvar vidas em situações de risco

|
Redação
Campo Grande foi escolhida para participar de um projeto nacional da Defesa Civil que busca salvar vidas em situações de risco (Foto Divulgação)

Imagine estar em casa ou no trabalho e, de repente, o celular começar a tocar alto, em tom de alerta, mesmo que esteja no silencioso. Pois é, é isso que vai acontecer no próximo sábado, 27 de setembro, às 14h, em Campo Grande. Apesar do barulho, não se assuste: será apenas um teste da Defesa Civil.

O que acontece?

Campo Grande foi escolhida para participar de um projeto nacional da Defesa Civil que busca salvar vidas em situações de risco, como tempestades severas, alagamentos e outros desastres naturais.

No teste, a mensagem exibida nos aparelhos (iOS ou Android) deixará claro que se trata de um teste, evitando confusão ou desordem.
O novo sistema, chamado Cell Broadcast, enviará mensagens de emergência diretamente para os celulares ativos — mesmo no modo silencioso — com o objetivo de garantir que ninguém fique sem aviso em uma situação real. Esse alerta será emitido pela Defesa Civil Nacional.

“É natural que o som cause estranhamento, mas pedimos calma. Basta clicar em ‘OK’ para confirmar o recebimento da mensagem. Esse simples gesto ajuda a aprimorar o sistema, que no futuro pode fazer a diferença em situações reais de perigo”, explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Enéas de Carvalho Netto.

Não precisa pedir ajuda

A Defesa Civil Municipal reforça que a população não deve ligar para os telefones de emergência — 192 do SAMU, 193 do Corpo de Bombeiros Militar ou 199 da própria Defesa Civil — durante o teste, para não bloquear chamadas reais de socorro.

O Cell Broadcast já foi usado com sucesso em outros países para alerta de terremotos, tsunamis e conflitos, e agora chega ao Brasil para prevenir desastres climáticos. No país, já foi aplicado no Rio Grande do Sul e em regiões litorâneas com risco de deslizamentos.

Em Campo Grande, que já enfrentou alerta vermelhos de tempestades neste ano, o sistema promete fortalecer a proteção da população.
Então, fique ligado: dia 27 de setembro, às 14h (horário local), o seu telefone vai tocar. Será apenas um teste da Defesa Civil, com o objetivo de oferecer mais segurança para toda a população.

Veja Também

Homem é encontrado morto por familiar em quitinete

Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável

Mulher é morta pelo ex-marido a golpes de faca

Comerciante morre ao colidir carro em árvore do canteiro central