Combate ao fogo em pantanal ganha reforço com ação da PF no país
O plano de ação terá início nesta quarta-feira (25) com atendimento imediato no Mato Grosso do Sul

A Operação Incêndios 2025, ação estratégica para enfrentamento aos incêndios florestais no país, inicia nesta quarta-feira (25), pela Polícia Federal, com foco nas regiões da Amazônia Legal e Pantanal.
Com reforço de atuação integrada, a operação prevê medidas preventivas e repressivas, em vista do agravamento dos eventos climáticos extremos e aumento expressivo de crimes ambientais nos últimos anos.
A instalação de bases avançadas em pontos críticos, mobilização de equipes especializadas, uso intensivo de tecnologia e geointeligência, e a atuação conjunta da Força Nacional de Segurança Pública e forças de segurança estaduais estão previstos no plano tático.
O intuito é aumentar a capacidade de resposta da Polícia Federal, que instaurou em 2024, 138 inquéritos policiais com relação às queimadas - salto expressivo se comparado aos 46 registro em 2023. Já em 2025, foram instaurados 42 inquéritos.
A Operação Incêndios reforça o compromisso da PF com a responsabilização criminal dos autores de crimes ambientais. Ano passado, as ações da instituição resultaram em 29 mandados de busca e apreensão, 3 prisões preventivas, 16 prisões em flagrante e ordens judiciais de sequestro de bens que ultrapassaram R$ 400 milhões.
A ação é coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, AGU, além de instituições estaduais e municipais.
O plano tem início imediato nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com expansão prevista para o Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.
Veja Também
Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas
Polícia elucida execução brutal praticada por mascarados em Três Lagoas