Com uso de aeronave, operação atua nas áreas rurais do MS
Além de prender nove pessoas, a ação também recuperou gados, veículos e apreendeu armas e ilícitos

Durante os meses de Abril e Maio deste ano, a 'Operação Falcão' realizada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi encerrada, com o intuito de prevenir e combater os crimes em regiões rurais, com foco para o crime de abigeato (furto de gado), roubos e furtos de maquinários agrícolas. Toda a ação teve foco na repressão qualificada e na prevenção inteligente, baseada em dados criminais e na inteligência policial.
A operação, coordenada pelo Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu), atingiu todo o Mato Grosso do Sul, com foco nos municípios de Sonora, Terenos e Sidrolândia, conforme cronograma de reforço policial em todos as cidades. Em conjunto contando com o apoio do 1º e 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, do Serviço de Inteligência da PMMS, da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA/SEJUSP) e de Unidades Operacionais locais, garantindo na operação uma atuação multidisciplinar e integrada.
O uso da aeronave Harpia 01 é destaque na operação, por ser equipada com armamentos de longo alcance, dispositivos de rastreamento tático e sensores de visão noturna. Com a presença da aeronave, que também utiliza geotecnologias, sensores de última geração e atuação preventiva foram essenciais para o sucesso da operação.
O falcão, símbolo do Batalhão Rural, foi escolhido como nome da operação por representar fundamentos do policiamento na área rural: agilidade na resposta, visão estratégica e precisão nas intervenções.
Resultados divulgados da Operação Falcão:
- 30 cabeças de gado recuperadas
- 2 autores de furto de gado presos
- 4 armas de fogo apreendidas
- 6 foragidos capturados
- 4 veículos e 1 motocicleta furtados foram recuperados
- 1 autor de homicídio preso, com apreensão de arma de fogo
Crimes Ambientais e Contrabando:
- 3 toneladas de adubo de origem irregular apreendidas
- 691 pacotes de cigarro contrabandeados
- 73 pneus e 2 rodas de procedência ilícita apreendidos
Apreensão de 787 kg de drogas, sendo:
- Maconha total: 637 kg
- Skunk: 148 kg
- Haxixe: 116 kg
- Pasta base: 1 kg
Nenhum registro de abigeato durante a ação
A ausência de registros de abigeato foi um dos principais indicadores de sucesso da operação. Este dado reforça a eficácia de ações preventivas do policiamento rural especializado.
A Operação Falcão integra o Programa Campo Mais Seguro
A Operação Falcão faz parte do Programa Campo Mais Seguro, política pública voltada ao fortalecimento da segurança rural. É coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), desenvolvida pela Polícia Militar por meio do Batalhão Rural e tem como missão proteger a vida, o patrimônio e a produção no campo.
Entre as principais ações, destacam-se:
- Rede de Vizinhos em Alerta: canal de comunicação direta entre produtores e patrulha rural;
- Visitas técnicas a propriedades para análise de risco e orientações de segurança;
- Mapeamento de pontos vulneráveis com uso de tecnologia;
- Cadastro georreferenciado de propriedades com informações sobre colaboradores, equipamentos e dados úteis para a atuação policial.
O Programa Campo Mais Seguro, atualmente, conta com mais de 15 mil propriedades cadastradas em todo o estado, e a expectativa é aumentar mais essa rede de proteção nos próximos meses.
Denúncia e participação da sociedade
A Polícia Militar ressalta a importância da participação ativa da sociedade na segurança pública. Com a colaboração dos cidadãos, foi possível o sucesso das operações como a Falcão.
Para denúncias, a população pode utilizar o Disque Denúncia 181, um canal gratuito, anônimo e disponível 24 horas por dia. Produtores interessados em aderir ao Programa Campo Mais Seguro ou obter informações podem entrar em contato com o Batalhão de Polícia Militar Rural pelo telefone/WhatsApp: (67) 99202-1116.
Veja Também
Comerciante morre ao colidir carro em árvore do canteiro central
Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas