Polícia

Avião roubado de Almir Sater pode ter sido usado pelo tráfico na Bolívia

Roubo da aeronave ocorreu no dia 6 de setembro em 2021 no município de Aquidauana (MS)

|
Marina Romualdo
(Foto: Divulgação)

O avião do cantor Almir Sater pode ter sido usado para tráfico de drogas na Bolívia. Durante a operação no fim de ano passado, houve uma grande apreensão e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul suspeita que os aviões apreendidos podem ser os mesmos roubados em Aquidauana (MS). O roubo ocorreu no dia 06 de setembro de 2021 do Aeroclube, no interior.

No dia 27 de dezembro, a Polícia Boliviana prendeu 38 pessoas, lacrando 29 hangares e apreendeu 66 aeronaves que guardam inúmeras semelhanças com as aeronaves subtraídas no Brasil. Elas estão adulteradas em suas características originais – prefixo, cor, componentes. Os aviões estão no Aeroporto de La Cruceña, localizado no município de Bolívia.

Sendo assim, foi representado pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) para que por meio das vias hierárquicas necessárias, fosse autorizado o ingresso oficial de equipe policial e pericial especializada em repressão qualificada a crimes aeronáuticos na Bolívia, para realizar diligências em torno das aeronaves apreendidas.

A delegada do DRACCO, Ana Cláudia Medina afirma que os envolvidos foram identificados e alguns foram presos preventivamente. "Identificamos os responsáveis pelo o roubo e, agora falta apenas realizar a recuperação dos bens. Além disso, recebemos fotos que possuem bastante semelhança das aeronaves roubadas em Aquidauana. Estamos aguardando o posicionamento do Governo da Bolívia para nossa entrada no país".

Relembre o caso – Durante a madrugada no dia 06 de setembro de 2021, um grupo de homens fortemente armados e encapuzados – formados por brasileiros e bolivianos, invadiram o Aeroclube de Aquidauana. No local, o caseiro e sua família foram mantidos em cárcere privado mediante as graves ameaças e violências.

Os bandidos roubaram três aeronaves e, que eles teriam sido levados, conforme a investigação, para território estrangeiro, constatando se que a destinação tenha sido a Bolívia.

Em diligências, os policiais do município e do DRACCO localizaram um local que teria servido de base operacional para os criminosos. A equipe encontrou diversos vestígios de instrumentos utilizados no crime.

Na data, quatro suspeitos envolvidos no crime foram identificados, inclusive o autor intelectual, mentor do crime – Laudelino Ferreira Vieira, vulgo Lino. Naquele dia, dois integrantes da organização criminosa foram presos em flagrante, confessaram participação e delataram parte dos comparsas.

Ainda durante as investigações, a polícia prendeu mais dois integrantes do grupo criminoso, um deles capturado na Bolívia e recambiado ao DRACCO para o interrogatório. Existem mandados de prisão preventiva já decretadas a pedido do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado e que seguem em aberto tendo em vistas que os autores estão foragidos no país boliviano, bem como, medidas ininterruptas foram adotadas para recuperação das aeronaves subtraídas.

Veja Também

Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá

PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em Três Lagoas

Polícia elucida execução brutal praticada por mascarados em Três Lagoas