Diário Digital
 
Polícia

Apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul crescem 33% em 2024

Ações de inteligência e operações em áreas de fronteira são apontadas como fatores decisivos para o aumento

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Arquivo DOF)

As apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul cresceram 33% entre janeiro e setembro deste ano, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Durante esse período, foram retiradas de circulação 407,5 toneladas de entorpecentes, em comparação com 307,4 toneladas no mesmo período de 2023. A maconha lidera as apreensões, com 387,7 toneladas, seguida por skunk (8,4 toneladas) e cocaína (7,5 toneladas).

As apreensões foram concentradas, em sua maioria, no interior do Estado, especialmente nos 55 municípios situados em áreas de fronteira, que registraram 367,6 toneladas de drogas apreendidas. O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) contribuiu significativamente para esse resultado, com mais de 117 toneladas de drogas apreendidas.

O coronel Wilmar Fernandes, diretor do DOF, atribui esse crescimento ao investimento em capacitação e inteligência, além da troca de experiências com outros estados, como Paraná, Santa Catarina e São Paulo, no bloco do SULMaSSP. Já o delegado Ivan Barreira, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), também aponta o uso de inteligência como um fator-chave no aumento das apreensões.

Em Campo Grande, o aumento das apreensões foi ainda mais expressivo, registrando 92% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano anterior. A capital apreendeu 39,9 toneladas de drogas, sendo a maconha a principal droga confiscada (35,3 toneladas), seguida por cocaína (3,9 toneladas) e pasta base de cocaína (555,2 quilos).

Apesar do aumento nas apreensões, as prisões por tráfico cresceram apenas 4% no Estado, e, na Capital, houve uma queda de 10%, sugerindo que o tráfico tem se concentrado em grandes carregamentos. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destaca os investimentos em segurança pública e inteligência como determinantes para os resultados obtidos.

Veja Também

Polícia prende homem que roubou e tentou matar idoso de 83 anos

Homem é vítima de tentativa de homicídio na Vila Nasser

Homem morre após ser atingido por eucalipto em Dourados

PM mata pitbull após jovem ser atacado no bairro Coronel Antonino

AddThis Website Tools