Agente da GCM agride adolescente ao empinar bicicleta próximo a viatura e é afastado
Em nota, SEDES afirmou ter identificado e afastado um dos agentes até final das investigações
Vídeo captados por moradores do bairro Serra Azul mostram agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) agredindo adolescente, de 17 anos, na noite deste sábado, 20 de agosto. O caso ocorreu, supostamente, após o menino empinar bicicleta próximo à viatura. A corporação informou já ter afastado o servidor envolvido na agressão.
Imagens enviadas ao Diário Digital mostram momento da abordagem. No vídeo, é possível notar o adolescente cercado por três agentes da Guarda Municipal. Em poucos segundos, um dos servidores desfere tapa contra o rosto do menino, ação que é desaprovada pelos populares. “Não bate na cara dele não”, grita homem.
O responsável pelas filmagens, que não foi identificado, comenta “olha aí os ‘guardinhas’ de Campo Grande, batendo em menor de idade”. Aos 25 segundos, homem e mulher se aproximam dos agentes e iniciam discussão. Ao todo, três agentes aparentam envolvimento na abordagem.
Moradores gravaram abordagem agressiva de agentes da GCM - (Vídeo: Reprodução)
Afastamento - Em nota, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande (SEDES) afirmou ter afastado o agente responsável pelo tapa no rosto do adolescente. “Como medida de caráter preventivo, determinou-se ao Comando da Guarda Civil Metropolitana o imediato afastamentos das atividades externas do servidor envolvido no acidente até a plena elucidação dos fatos", diz trecho do documento enviado ao DD.
A nota aponta, ainda, que a decisão foi tomada pela SEDES em conjunto com a Guarda Municipal. O documento explica que a atuação da GCM “atende ao clamor dos moradores do Bairro Serra Azul, que denunciam as frequentes aglomerações em fins de semana, ao ocuparem as ruas e áreas de lazer para promover rachas, manobras e acrobacias e consumo de bebidas e drogas”.
Contudo, o documento não explica a motivação da abordagem agressiva e afirma que as investigações seguem em andamento. “Ao tomar conhecimento de notícias e do vídeo divulgado, a SEDES determinou à Corregedoria-Geral da Pasta a rígida apuração de todas as circunstâncias em que ocorrem os fatos e aplicação das penalidades com rigor necessário e exemplar”, diz nota.
Veja Também
Foi mal no vestibular? Dicas para transformar frustração em motivação
Batalhão de Choque localiza veículo roubado e prende autor no Bairro Tiradentes