Polícia

Agente da GCM agride adolescente ao empinar bicicleta próximo a viatura e é afastado

Em nota, SEDES afirmou ter identificado e afastado um dos agentes até final das investigações

|
Victória de Oliveira
Três servidores aparecem em vídeo de agressão ao adolescente - (Foto: Reprodução)

Vídeo captados por moradores do bairro Serra Azul mostram agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) agredindo adolescente, de 17 anos, na noite deste sábado, 20 de agosto. O caso ocorreu, supostamente, após o menino empinar bicicleta próximo à viatura. A corporação informou já ter afastado o servidor envolvido na agressão.

Imagens enviadas ao Diário Digital mostram momento da abordagem. No vídeo, é possível notar o adolescente cercado por três agentes da Guarda Municipal. Em poucos segundos, um dos servidores desfere tapa contra o rosto do menino, ação que é desaprovada pelos populares. “Não bate na cara dele não”, grita homem.

O responsável pelas filmagens, que não foi identificado, comenta “olha aí os ‘guardinhas’ de Campo Grande, batendo em menor de idade”. Aos 25 segundos, homem e mulher se aproximam dos agentes e iniciam discussão. Ao todo, três agentes aparentam envolvimento na abordagem.

Moradores gravaram abordagem agressiva de agentes da GCM - (Vídeo: Reprodução)

Afastamento - Em nota, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande (SEDES)  afirmou ter afastado o agente responsável pelo tapa no rosto do adolescente. “Como medida de caráter preventivo, determinou-se ao Comando da Guarda Civil Metropolitana o imediato afastamentos das atividades externas do servidor envolvido no acidente até a plena elucidação dos fatos", diz trecho do documento enviado ao DD.

A nota aponta, ainda, que a decisão foi tomada pela SEDES em conjunto com a Guarda Municipal. O documento explica que a atuação da GCM “atende ao clamor dos moradores do Bairro Serra Azul, que denunciam as frequentes aglomerações em fins de semana, ao ocuparem as ruas e áreas de lazer para promover rachas, manobras e acrobacias e consumo de bebidas e drogas”.

Contudo, o documento não explica a motivação da abordagem agressiva e afirma que as investigações seguem em andamento. “Ao tomar conhecimento de notícias e do vídeo divulgado, a SEDES determinou à Corregedoria-Geral da Pasta a rígida apuração de todas as circunstâncias em que ocorrem os fatos e aplicação das penalidades com rigor necessário e exemplar”, diz nota.

Veja Também

Foi mal no vestibular? Dicas para transformar frustração em motivação

Batalhão de Choque localiza veículo roubado e prende autor no Bairro Tiradentes

Motorista embriagado mata criança de 10 anos em MS

Confusão acaba com jovem esfaqueado em Nova Andradina