Polícia

Advogada é presa pela segunda vez por furto de energia elétrica

Além do furto, os policiais encontraram no mercado da autora mercadorias com prazo de validade expirado e produtos fracionados

|
Marina Romualdo
(Foto: Divulgação/PCMS)

A advogada, Eliana Emídia da Cruz, 47 anos, foi presa pela segunda vez na manhã desta quinta-feira (3) por furto de energia elétrica e pelo crime de relação de consumo e contrabando em seu comércio que fica localizado na Vila Entroncamento, em Campo Grande.

Na data, a equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) em conjunto com a Energisa e o Procon realizaram a fiscalização para apurar a denúncia de que a proprietária do mercado que já havia sido detida no dia 26 de setembro por furto de energia estava cometendo o mesmo crime.

Sendo assim, além de constatar a veracidade das denúncias, as equipes das instituições constataram mercadorias expostas para a venda, com prazo de validade expirado e produtos fracionados, de fabricação própria e sem rótulos. Diante disso, Eliana foi presa em flagrante novamente e irá responder pelos crimes de contra a relação de consumo, contrabando e furto de energia elétrica.

(Foto: Divulgação/PCMS)

O delegado da Decon, Reginaldo Salomão e a responsável pelas relações institucionais da concessionária, Denise Simões esclarecem que o desvio, popularmente conhecido como “gato de energia elétrica”, configura crime de furto previsto respectivamente no artigo 155, §3º e 171 do Código Penal Brasileiro.

Além disso, pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas que podem provocar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica. As fraudes, mais conhecidas como “gato”, trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia, além de causar acidentes graves e incêndios.

As investigações prosseguem para a identificação de outros possíveis pontos de irregularidades na cidade de Campo Grande. Para denúncia de irregularidades a população pode encaminhar pelo e-mail decon@pc.ms.gov.br ou pelo WhatsApp (67) 9.9987-9143.

Veja Também

Esposa é morta pelo marido a golpes de faca

Comerciante morre ao colidir carro em árvore do canteiro central

Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá

PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá